Foto: Reprodução
Atenção para uma necessária preliminar, diante de números dispersos colocados nas redes sociais. O que você lerá aqui são os dados oficiais, os que valem. Estatísticas internas dos partidos têm o seu valor, mas apenas para controles das agremiações. Não são, porém, os números do Tribunal Superior Eleitoral. Estes que contam.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Dito isto, ao que interessa, com números de Santa Maria atualizados até fevereiro deste ano, data em que, aliás, algumas siglas fizeram campanhas de filiação, buscando engordar suas fileiras. Para começar, o município tem 29 agremiações com vida legal. E, mês a mês, com o total de alistados, nos últimos quatro anos, beirando os 26 mil, perto de 13% do total de eleitores registrados. Aliás, desde maio de 2023, quando 26.005 santa-marienses eram filiados, nunca mais a barreira foi quebrada. No mês passado, eles eram 25.684.
Quem esperava, por conta de auê na internet, uma grande mudança, nada feito. Quem era bem grandão, continua no mesmo lugar. No caso, o PT, que sozinho contabiliza cerca de 25% do total, com 6.431 filiados.
Depois do petismo vêm as siglas que a coluna considera grandes na cidade, ainda que com bem menor adesão. Trata-se aqui de um quarteto, que tem um destacado, o MDB, com 3.364 alistados, e os demais atrás, mas ainda assim significativos. A saber: PP, com 2.653 alistados, PDT, com 2.652 e, um pouco mais atrás, o PSDB que governa a cidade, que ostenta 2.025 militantes oficiais.
Em seguida, numa terceira linha, há duas siglas médias. Uma é o PRD, que ainda mantém o espólio do falecido PTB, com 1.746 filiados, outra é o União Brasil, vitaminado por lideranças de várias siglas, ex-DEM e PSL, e que conta com 1.513 alistados.
Não há mudança, nem pra mais, nem pra menos, na média dos partidos tidos como pequenos, todos com menos de mil filiados, o que não lhes diminui a importância. Tanto que têm, somados, quatro vereadores eleitos. Dois do PL, o maior do quarteto, com 994 filiados, e outro tanto do Republicanos, com seus 777 militantes registrados. Outros dois do grupo não têm edis, mas contam com bastante razoável adesão numérica: o PSB, com 824, e o PSD, com 603 filiados.