Questão “caseira” pode tirar o PP da Presidência da Câmara

Questão “caseira” pode tirar o PP da Presidência da Câmara

Foto: Beto Albert (Diário)

O Progressistas corre o sério risco de ficar fora do comando do Legislativo em 2026, como estava previsto. E tudo por questão caseira. Na prática, o nome cogitado para o comando da Casa do PP, o experiente vereador Sergio Cechin, pode sumir pelo caminho.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A questão toda gira em torno de um nomeado do gabinete dele que o acompanha e que, em caso de Cechin assumir a presidência, a tendência é que o vereador leve junto para a Mesa em que são tomadas as principais decisões do Legislativo.

 
Essa circunstância tem deixado muito incomodado o bloco detentor do revezamento da presidência. Cechin já teria sido alertado para não levar o CC em questão – o que já tentou neste ano e foi vetado unanimemente pelos edis do colegiado.

 
A situação que inicialmente era só de conhecimento de poucos, tomou os corredores do Palacete e se disseminou nos grupos de troca de mensagem entre servidores. É um problemão para o PP, especialmente se Luiz Carlos Fort, o outro edil da sigla, for mesmo para o primeiro escalão do governo municipal.


Luneta

VAI FERVER   
Já está no site oficial da Câmara de Vereadores, o convite oficial à comunidade, pelo presidente Admar Pozzobom, para uma audiência pública na próxima quarta-feira, dia 19, às 18h30min, no plenário do Palacete da Vale Machado. Convocado pela Comissão Permanente de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais, o encontro vai debater os “serviços prestados pela Corsan Aegea no município de Santa Maria”.


VAI FERVER (2)
Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, a audiência tem tudo para lotar o Palacete, dado o grau de insatisfação com os serviços prestados e que levaram a prefeitura, em atitude extrema, a multar a Corsan (pagar é ouuutra coisa) em quase um milhão de reais. Também há curiosidade para saber se a empresa enviará representantes. Ah, sugestões e questionamentos prévios podem ser enviados presencialmente ou pelo email cppardcmvsm@camara-sm.rs.gov.br.


INSURGÊNCIA NA...
Troca de mensagens no grupo onde estão os integrantes do diretório municipal do PP dão conta de uma insatisfação quanto aos rumos da sigla em Santa Maria. Os reflexos, claro, bateram direto na bancada do Progressistas na Câmara de Vereadores, e que é composta de dois veteranos: o ex-petista Luiz Carlos Fort e o experimentado Sérgio Roberto Cechin. Ambos, por sinal, fazendo uma dobradinha política.


...BANCADA DO PP?
Fort, inclusive, chamou o presidente, o ex-vereador Pablo Pacheco, para “uma reunião do partido em que possamos ver nosso protagonismo nas ações concretas na administração municipal e no legislativo”. A mensagem foi endossada pelo também vereador Cechin que acrescentou a necessidade de “protagonismo nas definições dos subprefeitos” e concluiu: “somos somente coadjuvantes”. Que tal?


PARA FECHAR!
Grupos de WhatsApp viram depositários de todas as insatisfações. Um, com muitos tucanos locais, esteve quentíssimo no início da semana. Houve desde queixas explícitas em relação a proeminentes do governo municipal, até anúncio de desfiliações. Motivo: promessas não cumpridas e centralização de decisões em no máximo três pessoas. Pooois é.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira todas as 21 frentes criadas na Câmara e seus 15 presidentes Anterior

Confira todas as 21 frentes criadas na Câmara e seus 15 presidentes

PP em ebulição, com Pacheco de saída e dúvidas sobre o substituto Próximo

PP em ebulição, com Pacheco de saída e dúvidas sobre o substituto

Claudemir Pereira