Claudemir Pereira

O flerte do MDB com o provável sucessor do governo Pozzobom

O flerte do MDB com o provável sucessor do governo Pozzobom

Foto: divulgação

De um lado, o secretário (e deputado) Beto Fantinel e o vice-governador Gabriel Souza, próceres notáveis do MDB local e estadual. De outro, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) e o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). De costas, observando, o presidente da Assembleia Legislativa, o emedebista Vilmar Zanchin. A cena retratada na foto que ilustra esta nota foi feita perto das 9 da manhã de dois sábados atrás, num hotel da cidade – onde Souza e Zanchin estavam hospedados.

 
Para interpretá-la é necessário que se vá além da imagem de alegria evidente entre os integrantes do grupo. O atraso no café da manhã fez com que Fantinel e Souza se encontrassem com Decimo e Pozzobom dentro do hotel, algo que fariam naturalmente, pois havia compromisso já assumido para todos em Dilermando de Aguiar, na BR-158. Independente disso, é comum a cortesia entre adversários que não são inimigos.

O busílis, na verdade, está no fato de dois dos integrantes do grupo serem, embora não assumam oficialmente, pré-candidatos a prefeito. O que levaria alguns a interpretar, apenas pela foto alegre, a possibilidade de algo além da mera gentileza.

Pois, acredite: para quem aposta na eventual adesão do MDB à tentativa de reeleição do projeto governista de poder, essa foto é o menor dos indícios. Sim, é comum esse tipo de encontro, entre todos os partidos. Embora, como havia uma testemunha “indesejada”, é possível que qualquer tentativa de avanço na conversa, para além dos não-me-toques, fosse abortada.

Agora, isso significa não haver papo? Obviamente que a chance existe. E mais: não é improvável que naquele mesmo dia algum tipo de arrulho político tenha se verificado. Chances houve. Duas, pelo menos.

A própria visita conjunta ao compromisso oficial do vice-governador (aliás, registre-se, aliado do PSDB, titular do Palácio Piratini) é uma. A outra foi o comparecimento da dupla Pozzobom/Decimo ao encontro regional do MDB, acontecida noutro hotel da comuna.

 
Resumo da ópera: salamaleques à parte, conversas aqui e acolá, sinais verificados alhures, e outros tantos indicativos, apostar a priori num acordo PSDB/MDB ou governo (e seus partidos) seria talvez uma impropriedade. Mas isso hoje. Amanhã, quem sabe...

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Eles ainda são milhares, mas os dez maiores partidos perderam militantes Anterior

Eles ainda são milhares, mas os dez maiores partidos perderam militantes

Um quinteto que pode estar
fazendo o caminho de volta Próximo

Um quinteto que pode estar fazendo o caminho de volta

Claudemir Pereira