Ronie Gabbi

Ambiente de inovação de Santa Maria dá resultado

Ronie Gabbi

No dia 11 de maio, o Instituto Agregar, de Panambi, promoveu o evento Conexão Agro, juntamente com a prefeitura de Condor e a Associação Comercial e Industrial da cidade. Os debates ocorreram entre os painelistas Carlos Aranha, da SLC; George Washington, CEO da Fockink; Michel Rocha, cofundador da Crops Team; Arno Malheiros, assessor jurídico da Cotripal, e este colunista que vos escreve.


A Crops Team é uma empresa que une pesquisa e conhecimento científico para gerar soluções tecnológicas para produtores rurais e empresas do agronegócio através de ferramentas digitais e análise de dados. Para minha grata surpresa, o encontro com Michel Rocha, da Crops Team (incubada no ambiente de inovação da UFSM) rendeu ótima conversa que quero compartilhar com vocês.


Perguntei a ele quais foram os fatores determinantes nesta caminhada de sucesso da Crops Team. A resposta do cofundador é um retrato de um ambiente de inovação sólido para Santa Maria:


“O primeiro fator determinante foi o estímulo. Se não fosse o professor Helio Leães Hey e também o Silon Procath, nós não teríamos incubado nosso projeto e provavelmente estaríamos vivendo outra realidade. Outro ponto determinante foi o edital DR Empreendedor, em 2019, que contemplava uma bolsa que possibilitou minha subsistência. Com isso, pude me dedicar exclusivamente para a Crops Team por dois anos. Então, o fomento dado pelos governos estadual e federal fizeram a diferença. Além disso, a relação que temos com outros atores do desenvolvimento, como Sebrae, Zeit, UFSM, Centro Internacional de Agricultura CIAT, da Colômbia, e Softbank, do Japão. Sem dúvida, os programas de aceleração como o SLC Venture Builder e o ACELERA X do Sebrae nos ajudaram a organizar as ideias, estruturar os processos e entender sobre a governança da empresa.” relatou ele.


Fica claro na resposta do CEO, a hélice quádrupla (universidade - governo - iniciativa privada - sociedade civil) atuando no processo de inovação.
Santa Maria também pode. Parabéns a todos!


Ausência de confiança

​Ao longo dos anos, a ausência da interação dos governos municipal, estadual e federal com a comunidade e com a organização do desenvolvimento local, bem como o distanciamento das instituições do território, levaram a um grande ceticismo coletivo, a uma falta de crença quanto à atuação dos movimentos de desenvolvimento. Mas eles estão acontecendo, acredite, participe.

Visão de futuro

​A baixa mobilização dos agentes de inovação – todos os atores – causa dificuldade de construir um plano estratégico de futuro para o ambiente local. Atores locais, necessitam estar comprometidos também com essa visão estratégica de futuro, conectados através de narrativa única e de uma agenda coletiva, que resulte em ações exequíveis.

Importância da percepção

​Uma das definições de liderança é a habilidade de reunir as energias dos liderados e direcioná-las para o alcance de objetivos almejados. A liderança não é refletida em apenas por um cargo, mas também pela postura e atitude de um líder com credibilidade, pela capacidade de estimular.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após a venda do Edifício Galeria Rio Branco, obra inacabada do novo prédio da Câmara entra em debate Anterior

Após a venda do Edifício Galeria Rio Branco, obra inacabada do novo prédio da Câmara entra em debate

Próximo

De New York, a Boca do Monte

Colunistas do Site