Jaqueline Silveira

Santa Maria poderá ter mais uma cadeira no Legislativo gaúcho

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão da noite de quarta-feira, a cassação do deputado Luís Augusto Lara (PTB), decisão já proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele e seu irmão, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), foram acusados de uso do poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação na campanha de 2018. Os dois sempre negaram as acusações.

Alice Carvalho concorreu pelo PSol e conquistou 3.371 votos 

A decisão do TSE também determinou a recontagem dos votos para deputado, com a realização de novo cálculo do quociente eleitoral, considerando nulos os votos atribuídos a Lara. Com isso, a vaga é do PSol. E, como os três suplentes, hoje, são vereadores - Pedro Ruas e Matheus Gomes, em Porto Alegre, e Jurandir Silva, em Pelotas-, há chances da quarta suplente, Alice Carvalho, assumir a cadeira.

Como os parlamentares têm de renunciar o cargo, é possível que eles não assumam o cargo para menos de um ano na Assembleia. Por isso, Alice poderá assumir no Legislativo. Ela foi a mais votada à vereadora em 2020 e não assumiu porque não atingiu o quociente eleitoral.

Troca-troca de partido está liberado a partir desta quinta

Na tarde de quinta-feira, a assessoria da deputada estadual e presidente do PSol gaúcho, Luciana Genro, disse que "essas definições ainda estão sendo conduzidas pelo partido com os suplentes."

Hoje, a cidade e a região têm três deputados no Parlamento gaúcho: Beto Fantinel (MDB), Giuseppe Riesgo (Novo) e Valdeci Oliveira (PT), atual presidente da Assembleia.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como ficou a distribuição do poder entre blocos na Câmara de Santa Maria Anterior

Como ficou a distribuição do poder entre blocos na Câmara de Santa Maria

Chega ao fim o impasse na Câmara. Confira como ficaram as comissões Próximo

Chega ao fim o impasse na Câmara. Confira como ficaram as comissões

Colunistas do Impresso