Jaqueline Silveira

Por falta de estrutura, de 5 a 7 cavalos não são recolhidos por semana em Santa Maria

O furto de dois cavalos do Instituto Assistencial de Bem Estar Animal (Iabea), no último domingo, chamou a atenção para outra problemática: a dificuldade em atender a demanda de animais abandonados ou em situação de maus-tratos em Santa Maria. O Iabea, instituição sem fins lucrativos e voltado ao acolhimento de animais de grande porte em Santa Maria e região, atua há seis anos.

Em geral, os cavalos são encaminhados pela polícia após o registro de ocorrências. O instituto não faz o recolhimento de animais, mas fica responsável pelos cuidados e reabilitação. A sobrevivência do IABEA, conforme informou a diretora Elyeth Viana Bueno ao programa F5 da Rádio CDN nesta segunda-feira, se mantém principalmente por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha, com a dedução de impostos. A arrecadação tem sido suficiente para manter até 10 animais por mês, mas, atualmente, há um excedente de três.

Conforme Elyeth, além dos 13 animais, têm sido recusados de 5 a 7 por semana, pois não há condições financeiras e estruturais. Em 2021, foram 70 animais acolhidos. São aceitas pessoas para trabalhos voluntários, materiais e quaisquer valores em dinheiro, além é claro, da adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha. Somente para alimentação o gasto com um cavalo é de cerca de R$ 450, sem contar com o valor para medicação, transporte e demais despesas.

O Iabea, que também executa projetos de conscientização de bem-estar animal, proteção e incentivo denúncia de maus-tratos junto à comunidade, tem duas contas bancárias. (COLABOROU PÂMELA RUBIN MATGE)

Banco Sicredi

  • Agência: 0434
  • Conta:53293-8, 

Banco do Brasil

  • Agência: 0126-0
  • Conta: 83557-9.

Mais informações



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretário volta à Câmara para dar explicações sobre furto de cartões Anterior

Secretário volta à Câmara para dar explicações sobre furto de cartões

Representatividade de Santa Maria perde força nos parlamentos Próximo

Representatividade de Santa Maria perde força nos parlamentos

Colunistas do Impresso