opinião

OPINIÃO: Em busca pelo bem-estar!

De tempos em tempos, a sociedade entra em crise. Acredito que, agora, entre muitos problemas existentes, os que se destacam é a intolerância e a falta de limites. E como mudar isso? O que fazer para transformar essa realidade? De fato precisamos de muitas mudanças, mas tenho a plena certeza que a busca por um melhor bem- -estar seja a resposta para isso.

A teoria econômica ressalta que as sociedades modernas devem sempre buscar o melhor para todos. E que a distribuição dos recursos e fatores produtivos seja muito bem alocados. Mas o que corrobora para se ter o melhor bem estar? Em estudos recentes, tanto da economia como da psicologia, tenta-se compreender e explicar esse fenômeno. O estudo mais recente identificou como sendo elementos chaves para o melhor bem-estar as condições econômicas e a rede de apoio social do indivíduo. Sobre o primeiro, as condições econômicas, são essenciais em um sistema capitalista de produção de renda.

Elas afetam a qualidade de vida de uma pessoa, especialmente o seu bem- -estar. Saliento que cada vez mais tanto as famílias como as empresas devem saber fazer o seu planejamento financeiro. Elemento central no mundo moderno. É claro que para se fazer acontecer isso temos que distribuir melhor os nossos recursos. Nas economias mais modernas e desenvolvidas isso acontece, são os casos da Europa, da América do Norte e de outras regiões. E o segundo, as redes de apoio, esse inovador e muito relevante elemento no mundo atual. Isto é, as pessoas devem adquirir competências e habilidades para se desenvolverem no contexto social e realizarem muitas relações com outras pessoas.

Não podemos viver isoladamente, o importante é ter apoio social junto à família e instituições que fortaleçam esses laços para todos. Além, é claro, de amigos e de relações profissionais que oportunizem relações mais solidárias, empáticas e verdadeiras. Sendo assim, o networking pessoal é uma condição importante neste contexto. Pois bem, segue a vida, e o importante é que temos um longo caminho para fazer essas mudanças no intuito de buscar uma sociedade mais justa e equilibrada. Não esmorecer e evoluir nossas relações e nossas instituições são essenciais para se obter o sucesso em busca pelo melhor bem-estar. Salve a pátria amada! Em busca pelo melhor para o nosso país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Educação em casa x Educação na escola Anterior

OPINIÃO: Educação em casa x Educação na escola

OPINIÃO: Parece que estamos a jogar fora a construção do futuro melhor Próximo

OPINIÃO: Parece que estamos a jogar fora a construção do futuro melhor

Colunistas do Impresso