O setor de Comércio e Serviços em Santa Maria: um dos grandes indutores para o desenvolvimento local

Em um período histórico de 10 anos, Santa Maria demostra uma diversificação econômica com contribuições significativas de todos os setores ao Produto Interno Bruto (PIB). Mas, de maneira exponencial, vemos o setor de comércio e serviços claramente dominantes, e uma capacidade clara de expandir-se ainda mais. Dos 32.827 empreendimentos ativos na cidade, mais de 26.700, o equivalente a 81,38%, estão concentrados nos setores de comércio e serviços, conforme os dados disponíveis no Data Sebrae (dados de 22 novembro de 2023). Esse é um indicador essencial que molda a economia da cidade e define o panorama empresarial, sendo o principal promotor que influencia significativamente na geração de emprego, renda e, consequentemente, o desenvolvimento econômico.

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Motor econômico de Santa Maria

O setor de comércio e serviços em Santa Maria viu seu PIB mais do que dobrar em uma década. Com R$ 2,36 bilhões em 2010 o setor atingiu a marca de R$ 5,21 bilhões em 2020, o que corresponde à aproximadamente 120% de crescimento. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, esta área destaca-se em sua posição como o motor econômico da cidade. Ou seja, no indicador econômico que mede o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos, o setor despontou em uma produção que consolidou a cidade como grande potência no Estado.

Outros pilares de Santa Maria 

Em relação ao PIB, é possível notar também um crescimento progressivo na administração pública (no espectro 2010 a 2020), possivelmente refletindo um aumento nos investimentos e serviços governamentais, hoje representando R$ 1,47 bilhão. O crescimento estável na indústria indica um PIB de R$ 1,03 bilhão, enquanto a agropecuária, com R$ 178,88 milhões, e que, apesar de suas flutuações, manteve uma tendência geralmente estável. 

Oportunidade 

Um conjunto de fatores que engloba qualidade e força de trabalho se reflete em ofertas inovadoras e atentas ao movimento do consumo, sobretudo na perspectiva exigente que temos com o novo consumidor – geração Z. Além disso, o alto nível de educação e experiência profissional incentiva o empreendedorismo, levando à criação de novos negócios e à expansão do setor, com aposta também em novas parcerias e investimentos. 

Capital humano  

Um dos bens valiosos de Santa Maria é o capital humano, que colocou a cidade como 3ª posição no Brasil, no Índice de Cidades Empreendedoras de 2023. Essa categoria abrange habilidades, conhecimentos e experiências que os indivíduos trazem para a sociedade e o ambiente de trabalho, servindo como um elemento-chave para impulsionar ainda mais o setor de comércio e serviços. Por que não considerá-lo como um motor essencial para esse avanço?”

Ações realizadas

Como forma de fomentar o desenvolvimento do setor na cidade, destaco as ações que vêm sendo realizadas em parceria com os principais atores locais representantes do setor, como Sindilojas Região Centro, Sesc e Senac (Sistema Fecomércio) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL). Foram ações como café com lojistas, missões empresariais para eventos, palestras, workshops e atendimentos que, em uma união de esforços, faz com que consigamos oferecer ainda mais oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais. 

 Varejo

Vale lembrar do Pós-NRF realizado na cidade em março, com cerca de 300 lojistas participando do evento que trouxe tendências de uma das principais feiras de inovação e varejo mundial. Realizado no Itaimbé Palace Hotel, o evento atraiu um público atento aos insights da edição de 2023 da NRF em Nova York, compartilhados por membros da comitiva gaúcha, como Fabiano Zortéa do Sebrae RS, Luísa Damasio da Artelana, e a colunista Patrícia Comunello. Tanto essas quanto outras ações e trocas de experiências são vitais para potencializar o setor em Santa Maria e região, sobretudo por indicar caminhos acessíveis e trazer conteúdo e qualificação.

Futuras ações 

Como vimos, o setor exerce uma influência significativa no panorama empresarial de Santa Maria e gera muitas oportunidades, sendo um grande catalisador do desenvolvimento econômico. Potencializado com o capital humano local e atento às adaptações e exigências do mercado contemporâneo, o foco é gerar ainda mais um ambiente propício para aumentar a competitividade do setor, por meio de ações estratégicas e novos projetos, em parceria com as entidades locais. Assim, Santa Maria não apenas prospera e se destaca como um centro econômico, mas como um exemplo de crescimento inteligente e dinâmico. 

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