colunista do impresso

'Juntos + soluções'

Sempre adorei frases de impacto. Tenho especial admiração por jornalistas e escritores, que conseguem instigar a leitura pelo título de suas matérias ou pelas chamadas de reportagens, artigos e livros. Acho fantástico. Frases que resumem tudo, em poucas palavras, e que levam ao conteúdo. O título desse texto é uma dessas frases. A formulação não é minha, mas amaria se fosse. O termo consegue com muita clareza expressar meus pensamentos, objetivos e crenças. Eu a adotei no momento em que me foi colocada pela primeira vez pela Prof.ª Dra. Jadete Barbosa Lampert, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A expressão foi apresentada como lema do grupo Conference at Harvard & MIT, realizada pela comunidade brasileira de estudantes na cidade norte-americana de Boston para promover o encontro de líderes. Sim, gente que consegue, mesmo fora do país, pensar em nosso Brasil a fim de ter a coerência que falta a muitos aqui dentro.

Eu sou uma otimista irremediável. Vivemos numa grande Nação, em um lugar maravilhoso e com um povo criativo, alegre e, em sua grande maioria, trabalhador e honesto. Discordando de muitos, acredito que o Brasil vive um momento único de democracia e com todas as dificuldades de uma grande obra de fazer um alicerce forte e manter seu "alicerçar" continuamente. As instituições sofrem, mas estão saindo fortalecidas e eu diria até "amadurecendo", vamos aprendendo. Aprendendo que todos estão no mesmo barco, frase de jargão, e independentemente de quem escolheu para comandar, ele está sendo comandado e se mantém em alto-mar, com tempestades, mas com sua democracia firme. Sim, uma democracia que vive momentos únicos. O mundo não anda para trás, a história não retrocede, os inventos não deixam de existir só porque não achamos que sejam adequados aos nossos valores, aspectos morais ou nossas necessidades.

Nesse processo, as redes sociais têm um importante papel, embora ainda gerem dúvidas e desconfiança. Essa nova forma de comunicação, no entanto, não vai deixar de existir - elas vão ser substituídas talvez por outras ferramentas, certamente melhores em sua amplitude, rapidez e acesso. Mas não podemos deixar de reconhecer que elas trouxeram voz a muitos. Podemos discordar, mas são indivíduos com o poder que um estado democrático de direito permite. Todos iguais perante a lei e com oportunidades iguais de expressão. A democracia é para todos. Todos não excluem ninguém e, de forma especial, nem os que pensam diferente de "mim". E para possibilitar esse diálogo, existe uma palavra fantástica que se chama respeito. Sim, respeito. Com respeito, estaremos juntos, pois o respeito deve guiar as relações. Com respeito, poderemos escutar. Ouvir me faz, no mínimo, pensar, e o diálogo me faz argumentar, e o melhor argumento vence. Se não o melhor para mim, o melhor para todos os que escolheram.

Acho que esse foi o motivo pelo qual amei tanto a frase "Juntos somos mais soluções". Os problemas são de todos os brasileiros, a violência, a educação deficiente e, em especial, a falta de acesso à saúde (esse não atinge a todos). Mesmo os que vivem em mansões cercados por seguranças e empregados em algum momento vão sofrer as consequências da falta de fortalecimento desse tripé. Então, chega de debates questionadores e intermináveis (não que eles não sejam importantes) sobre fatos que passaram e não podemos mudar, vamos ao trabalho, vamos ao diálogo, vamos juntos em busca de soluções. Vamos participar, mesmo os que não gostam das redes sociais. As redes não vão deixar de existir porque não gostamos delas, eu mesmo tenho muitos questionamentos sobre seus benefícios, mas elas são um fato e trouxeram voz a muitos que estavam em silêncio. Isso é maravilhoso para quem quer que um dia possamos viver a democracia plena, e ficar longe de ideologias autoritárias que querem continuar falando de passado e foram um fracasso sempre, como o Papa Francisco colocou recentemente em uma de suas falas: "As ideologias não assumem o povo... no passado terminaram em ditaduras... pensam pelo povo, não deixam o povo pensar". Vamos viver a democracia, deixar o povo pensar, pois todos juntos somos mais soluções.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

À cata de boas notícias Anterior

À cata de boas notícias

Por mais respeito e diálogo Próximo

Por mais respeito e diálogo

Colunistas do Impresso