data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Eduardo Maia foi o primeiro a receber a vacina no campo do Paissandú, na Vila Oliveira
Mais uma vacinação descentralizada ocorreu em Santa Maria, por meio da Unidade Móvel de Saúde. Desta vez, a comunidade visitada foi a da Vila Oliveira, no Bairro Passo D'Areia.
Na tarde desta quarta-feira, o público a partir dos 12 anos de idade pôde receber a primeira dose do imunizante da Pfizer. A população jovem compareceu em grande número, e muitos deles chegaram bem cedo à fila, como foi o caso de Eduardo Maia, 13, que desde às 6h estava a espera da vacinação.
- Eu cheguei cedo, não havia ninguém por aqui ainda, trouxe até comida para conseguir ficar aqui todo esse tempo - diz Eduardo.
Para a também adolescente Rebeca Escalante Peiter, de 15 anos, as mudanças já começaram logo após receber a dose da vacina:
- Agora finalmente posso ficar um pouquinho mais segura e em paz. Eu fiquei a maioria do tempo dentro de casa, segui as recomendações, mas sem a vacina ficava sempre a pulguinha atrás da orelha.
Quase todos os centros da UFSM devem retomar aulas práticas até o fim do ano
Uma das pessoas que organizou a vacinação na comunidade foi o comerciante e dirigente do Paissandú, Ricardo Fonseca, 40. De acordo com ele, o comércio local deve voltar a fluir devido a vacinação.
- Muito importante é a vacinação. A resposta está aqui para quem nega a vacina, esta maravilha - avalia Fonseca.
O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, conta que um dos fatores que determinou a escolha do local, foi a grande presença de adolescentes. Segundo ele, a população jovem tem procurado pela vacina. Ele relembrou que ações como no Clube Dores, por exemplo, continuarão a ocorrer somadas as descentralizadas.
- As pessoas de Santa Maria querem se vacinar e as ações descentralizadas servem para chegarmos na ponta, locais onde algumas pessoas não conseguem se deslocar durante a semana ou aos finais de semana para ir à vacinação.