volta às aulas

Quase todos os centros da UFSM devem retomar aulas práticas até o fim do ano

Nas próximas semanas, planos de contingência devem ser aprovados pelo COE-E da UFSM

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

O novo semestre da Universidade Federal de Santa Maria que se iniciou nesta quarta, marca também o retorno das aulas práticas de todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Até o fim do ano, quase todos os centros de ensino da UFSM devem ter os seus planos de contingência aprovados pelo Centro de Operação de Emergência e Saúde para a Educação (COE-E), o que permitirá a realização de suas aulas práticas no campus mais uma vez.

Semestre letivo começa com pouco movimento e sem recepção presencial a calouros na UFSM

Essa é a previsão de Jerônimo Tybusch, pró-reitor de graduação que, em entrevista ao Diário, também afirmou que nas próximas semanas deve acontecer um processo acelerado de aprovação de planos de contingência dentro da universidade e, consequentemente, ampliação do número de cursos aprovados para retomarem suas aulas práticas.

- Nós temos um previsão que nesse mês de outubro e no mês de novembro, nós teremos aprovado praticamente todos os planos de contingência de todas as unidades da UFSM. E então essas unidades vão passar a executar suas atividades práticas. Tanto as que estavam represadas, quanto as novas atividades práticas - explicou Jerônimo.

No momento, entre 2 mil e 2, 5 mil alunos frequentam o campus, número que deve aumentar semanalmente. O Centro de Ciências da Saúde foi o primeiro a desenvolver um plano de contingência e passou a realizar atividades práticas a partir de junho. O plano desenvolvido pelo CCS, que não registrou novos casos de Covid-19 desde que as aulas práticas começaram, deverá ser utilizado como base para o desenvolvimento dos planos de outros centros.

78ª Romaria da Medianeira será com carreata e missa presencial

RETORNO TOTAL

O Brasil se aproxima da marca dos 100 milhões de pessoas plenamente vacinadas contra a Covid-19. Em Santa Maria, a última atualização do vacinômetro da prefeitura, indicava que haviam 158.715 pessoas com o esquema vacinal completo no município. O avanço da vacinação no país e na cidade criam um cenário onde o retorno total da UFSM no próximo ano é possível.

- Pelo que o prognóstico está apontando, nós temos redução desses números (de casos e óbitos por Covid-19) pelo menos é que temos conhecimento pelas divulgações de boletins oficial, a tendência é que o Plano Nacional de Imunização vai evoluir nesse sentido e que nós tenhamos um cenário positivo para abril de 2022 - afirmou Jerônimo.

Mas essa definição só poderá ser feita após autoridades sanitária locais, regionais e federais orientarem que o retorno será seguro e não poderá ser tomada de forma unilateral pela UFSM. Até lá, as aulas teóricas seguirão de forma remota.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190