imunização

VÍDEO: distribuição de doses da Coronavac para hospitais começou pela manhã em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Doses foram carregadas no porta-malas de um carro da prefeitura

Às 10h40min dessa quarta-feira, partiu do prédio do Setor de Imunização da Vigilância em Saúde, na Rua Tuiuti, o comboio que distribuiu doses da vacina da Covid-19 para hospitais e pronto-atendimentos da cidade. Três carros da prefeitura, escoltados por cinco viaturas e motos, foram primeiro ao Hospital de Caridade. Todas as doses foram acomodadas em caixas de isopor no porta-malas de um dos veículos. As sirenes e a interrupção do trânsito para a passagem da fila de automóveis chamou a atenção de quem transitava por perto. Sem aplausos ou vaias, apenas olhares atentos, a vacina chegou ao primeiro destino.


Profissionais que vão aplicar vacinas passam por capacitação em Santa Maria

Às 10h55min, a primeira entrega foi realizada. No terceiro andar do Caridade, o prefeito em exercício Rodrigo Decimo (PSL), acompanhado do Secretário de Saúde Guilherme Ribas e outros servidores do município, fez um discurso de cerca de um minuto e entregou as doses à direção do hospital. O Hospital de Caridade ficou com 667 doses, que serão usadas para imunizar profissionais da linha de frente.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Momento da entrega das doses no Hospital de Caridade

- Nossa linha de frente, em específico do hospital Covid Alcides Brum, é formada por todos os funcionários do pronto-socorro, sejam funcionários do hospital ou terceirizados, que fazem tomografia, por exemplo, os médicos que atendem nas CTIs e nas unidades clínicas. Na primeira etapa, vamos imunizar as pessoas que trabalham no hospital Covid. Só depois disso a vacina virá para as outras UTIs, o outro pronto-socorro - explica o diretor técnico do Caridade, Luiz Gustavo Thomé.

Conforme Thomé, a aplicação do imunizante começaria já na tarde de quarta-feira.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Chegada do comboio no Hospital Regional

Na sequência, o mesmo comboio levou o imunizante ao Hospital Regional, Hospital Geral do Exército, Unidade de Pronto-Atendimento 24h e Hospital Universitário de Santa Maria.

- Temos três grupos prioritários. 100% das Instituições de Longa Permanência de Idosos terão que ser vacinadas, 100% dos indígenas e teremos doses para cerca de 34% do quantitativo de trabalhadores de saúde. O objetivo agora é liberar vacina para as alas Covid e posterior a isso, de acordo com a quantidade de vacinas, vamos ver outras prioridades - detalha Guilherme Ribas, secretário de Saúde.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Chegada das doses no Hospital Geral do Exército

DOSES POR LOCAL DE ENTREGA

  • Hospital de Caridade - 667
  • Hospital Regional - 519
  • Hospital Geral do Exército - 90
  • Unidade de Pronto-Atendimento - 222
  • Hospital Universitário de Santa Maria - 95

Oficialmente, a vacinação em Santa Maria começou no fim da tarde de terça-feira, em ato simbólico, com duas profissionais de saúde que trabalham na coleta de exames RT-PCR. Outros 23 funcionários do Centro de Referência Municipal de Covid-19 também foram imunizados. Já a imunização geral dos grupos prioritários tem início na tarde desta quarta-feira. Ao todo, o município conta com 4,2 mil doses da Coronavac.

*colaborou Felipe Backes


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEOS: hospitais começam a vacinar os profissionais que atuam no combate à Covid-19

Próximo

VÍDEO: profissionais que vão aplicar vacinas passam por capacitação em Santa Maria

Saúde