imunização

Vacinas para primeira doses de crianças são distribuídas no Estado

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário) 

Nesta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve distribuir mais lotes de vacinas da CoronaVac e Pfizer pediátrica  para os municípios gaúchos. Esses imunizantes, que totalizam 189,9 mil, serão usados na primeira dose das crianças gaúchas. As doses de CoronaVac serão destinadas apenas a alguns municípios, de forma a equalizar os estoques do imunizante. Municípios que já têm a vacina do Instituto Butantan podem a usar nas crianças de 6 a 11 sem doenças imunossupressoras. As doses da Pfizer ficam para uso em crianças de 5 a 11 anos com comorobidades e imunodeprimidas. 

Leia também: 
Em seis dias, fevereiro já tem 8 mortes por Covid em Santa Maria
Com 12,6°C, segunda tem amanhecer mais frio do ano até agora em Santa Maria

Essa decisão foi tomada durante reunião da SES com representação dos municípios, por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) na última sexta-feira. De acordo com o governo do Estado, com a distribuição de CoronaVac, todos municípios terão doses para vacinar cerca de 75% da população infantil com a primeira dose. 

SANTA MARIA
Santa Maria, que já conta com estoques de CoronaVac, vai receber apenas doses de Pfizer pediátrica: 2.140 doses. 

ENTREGAS DE NOVOS LOTES 
Até o dia 15 de fevereiro, todas as doses para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra Covid-19 serão distribuídas. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira.

- Estamos trabalhando fortemente para antecipar as doses infantis para que os pais exerçam o direito de vacinar seus filhos - afirmou o ministro.

No Brasil, onde 20 milhões de crianças podem receber o imunizante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou vacinas pediátricas da Pfizer e a CoronaVac, que devem ser aplicadas em duas doses.

- Todas as vacinas foram desenvolvidas em curto espaço de tempo, mas temos que avançar de maneira sustentada trazendo os pais para buscar a imunização, sem obrigá-los - destacou Queiroga.

PARA ADULTOS 
O Estado ainda recebeu vacinas da Janssen e Astrazeneca para uso na população adulta. O Rio Grande do Sul ainda recebeu 323,5 mil doses de vacinas da fabricante Janssen. Elas ficarão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para distribuição posterior. Também são 303.250 vacinas AstraZeneca para dose de reforço da população com 18 anos ou mais, que serão entregues a partir desta terça-feira. 

Com informações da Agência Brasil 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agendamento para vacinação de crianças preenche vagas para a semana Anterior

Agendamento para vacinação de crianças preenche vagas para a semana

Próximo

Segunda-feira tem turno estendido de vacinação sem necessidade de agendamento

Saúde