Na manhã desta sexta-feira, seis pontos para vacinação contra a Covid-19 receberam crianças para a primeira dose, todas mediante agendamento, com 434 vagas preenchidas. Na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, o movimento foi intenso, com 94 crianças que compareceram para aplicação.
Nesta semana, estavam aptos a se vacinar crianças de 9 a 11 anos sem comorbidade, e de 5 a 11 anos com comorbidade, deficiência ou que vivem em lar com pessoa com alto risco para evolução grave de Covid-19. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)/
Os primos Arthur e Giovanni colorindo os certificados de coragem após tomar a vacina
Um deles era o Arthur Mostadeiro Lambert, de 10 anos, que foi com o primo Giovanni Pinto Mostardeiro, 9 anos, para tomarem juntos a vacina. Ansioso, o Arthur não via a hora de aplicar a dose, o que facilitou o trabalho da mãe ao conscienticar o pequeno:
- A gente já conversava em casa sobre a importância de se proteger. Nós falamos que ia doer um pouquinho, mas a gente via que ele já sabia que precisava passar por isso - conta a advogada Patrícia Mostardeiro.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Outra a levar a picadinha contra a Covid-19 nesta manhã foi a pequena Elis Rodrigues, de 11 anos. Ela sofre de asma e desde o início da pandemia mantém uma rotina de cuidados por conta da comorbidade, e só retornou com presencialidade à escola quando a medida tornou-se obrigatória. Sobre a vacina, ela conta que foi doeu um pouquinho, mas agora exibe feliz o seu certificado de coragem:
- Doeu, assim mais ou menos, mas foi bom por um lado, porque agora eu tô mais ou menos imunizada contra o coronavírus, tô bem feliz - relata a Elis sobre a experiência de estar vacinada com a primeira das doses.
AGENDAMENTO
Uma nova agenda de vacinação deve ser disponibilizada ainda neste final de semana. As ações voltadas para o público infantil precisam de cadastro prévio, pelo site da prefeitura. Nesta sexta-feira, a prefeitura reativou o link e os pais ou responsáveis pelas crianças podem solicitar o agendamento clicando aqui.
Nas ações da próxima semana (os dias, horários e locais ainda serão divulgados), as primeiras doses serão aplicadas em crianças a partir dos 7 anos sem comorbidades e crianças a partir de 6 anos que tenham comorbidade ou deficiência (exceto imunossuprimidos) ou que vivem na mesma casa de pessoas com alto risco de evolução grave para Covid-19.
Eduarda Nenê da Costa