data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está com as internações suspensas temporariamente em função de um surto de Covid-19 no setor. A informação foi confirmada pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) no começo da tarde desta sexta-feira, após reunião com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição para discutir as medidas adotadas.
Confira a média móvel de casos confirmados em Santa Maria
De acordo com a 4ªCRS, o surto teve início na metade do mês de agosto, entre funcionários da UTI Pediátrica. Até agora, 11 profissionais do setor testaram positivo e estão afastados. Ainda conforme a coordenadoria, foram coletadas amostras de todos os internados da ala.
Duas clínicas de saúde são arrombadas na madrugada desta sexta-feira
Segundo a assessoria de imprensa do Husm, as internações foram suspensas até que se tenha o resultado dos exames, mas, ainda de acordo com o hospital, como a cidade sofre com a falta de leitos, a unidade recebeu uma criança vítima de afogamento durante esse período.
Homem é morto com tiro na cabeça na frente da filha de 7 anos em Cruz Alta
Conforme o Husm, além dos funcionários, uma criança que está internada na UTI Pediátrica, cuja idade não foi informada, testou positivo para a Covid-19 e está em isolamento na própria área, já que o hospital não tem leitos pediátricos exclusivos para Covid-19 habilitados.
Atualmente, o Husm possui seis leitos na UTI Pediátrica, sendo que quatro estão ocupados. Em nota, o Husm ainda ressalta que "a possibilidade de ter pacientes contaminados fora da área Covid estava prevista desde o início da pandemia, assim como as medidas de isolamento e contenção da propagação interna sem a interrupção definitiva dos serviços".