prevenção

Profissionais de Santa Maria passam por capacitação sobre coronavírus

18.398

Em torno de 40 profissionais que atuam na Casa de Saúde e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria passaram por capacitação sobre o novo coronavírus, sepa que foi descoberta em dezembro do ano passado após ter casos registrados na China. 

Cai para 11 o número de suspeitas de infecção por coronavírus no país

O treinamento ocorreu na própria Casa de Saúde, na última segunda-feira. O médico infectologista Guilherme Weber e a enfermeira Karen Bär trouxeram informações sobre o vírus, como tempo de incubação, formas de transmissão, precauções e protocolo de atendimento para casos suspeitos e a importância do uso de equipamento de proteção individual - como máscaras, luvas, avental e álcool gel. A reunião também abordou temas relacionados à doença e confirmou a necessidade do uso do álcool gel em todos os momentos, considerando que as mãos são os principais meios de contaminação.

Câmara aprova PL com medidas de contenção do coronavírus no Brasil

Na capacitação, o protocolo a ser adotado pela UPA foi apresentado, considerando que a unidade é referência para receber possíveis casos. Segundo o hospital, as equipes de enfermagem, médica, da recepção e acadêmica estão preparadas para receber pacientes com problemas respiratórios, que tenham viajado para a China ou tenham tido contato com alguém que esteve no país asiático.

Apesar de o vírus ter um nível alto de propagação, o índice de mortalidade é baixo, representando cerca de 2% dos casos confirmados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com mais de 305 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e comunidade científica a buscar respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cai para três o número de suspeitas de coronavírus no Estado

Cai para 11 o número de suspeitas de infecção por coronavírus no país Próximo

Cai para 11 o número de suspeitas de infecção por coronavírus no país

Saúde