Entenda

Tomar banho todos os dias pode ser ruim para a saúde; dermatologista explica

Tomar banho todos os dias pode ser ruim para a saúde; dermatologista explica

Tomar banho todos os dias pode não ser nada saudável para a saúde. Esse foi o resultado de um estudo publicado na revista médica Harvard e que tem causado espanto pelo mundo todo. A dermatologista Cristine Mari, em entrevista ao Jornal do Diário, na noite desta quinta (22), falou sobre o assunto.



De acordo com a publicação, a pele pode sofrer com coceira, ressecamento extremo ou desenvolver alergia se for exposta a água quente ou ainda mais se for esfregada, pois isso retira os óleos naturais da região.


Para a apresentadora Kellen Caldas, a dermatologista Cristine explica que a nossa pele serve como uma barreira para proteger o corpo de agressões externas e que em casos bem específicos, o estudo faz sentido. 


– De um modo geral, tomar banho é ótimo! Além de limpar o corpo, faz bem. Relaxamos, aliviamos dores. Mas não podemos exagerar – conta.

Qual é a recomendação?

De acordo com o estudo, o recomendado seria tomar banho cerca de quatro vezes ao dia, se a pessoa não praticar atividades físicas e tiver uma vida menos agitada; caso contrário, mantenha os banhos diários.


Sobre uma frequência ideal, a dermatologista afirma que cada caso é um caso. Por isso, é necessário analisar, de forma individualizada, o quadro clínico do paciente:


– No frio, por si só, a nossa pele fica bem sensível. Se a pessoa tem uma tendência alérgica, mais ressacada ou com uma possibilidade para infecções, a indicação é de alternar os dias de higiene. Caso você não se encaixe nesses casos, essa orientação não cabe.


Cristine reforça que, se mesmo assim, a pessoa desejar tomar banho todos os dias, então tome. Mas alguns cuidados são necessários para justamente proteger essa barreira de proteção:


– Reforce o uso de cremes e óleos hidratantes, após a higienização do corpo e ao longo do dia. Evite esfregar demais a pele e usar muito sabonete. Também não é um bom momento para exagerar nas esfoliações.


Cuidados no Inverno

Com as baixas temperaturas, costuma-se tomar banhos mais quentes e demorados. A dermatologista reforça que nesse momento, além da pele, o couro cabeludo também precisa de cuidados:


– Ele pode ficar mais irritado, a queda de cabelo pode ser maior e impulsiona o aparecimento de caspa.


Outro ponto reforçado é sobre a temperatura da água. Cristine alerta que o ideal é tentar um banho com água morna e não em uma temperatura extremamente quente; neste último caso, se necessário, o procedimento deve durar poucos minutos.


A entrevista completa você encontra neste link.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com previsão de entrega para dezembro, revitalização da fachada do Hospital Casa de Saúde está 50% concluída Anterior

Com previsão de entrega para dezembro, revitalização da fachada do Hospital Casa de Saúde está 50% concluída

O inverno pode ser uma oportunidade de experimentar novas práticas como o Ioga Próximo

O inverno pode ser uma oportunidade de experimentar novas práticas como o Ioga

Saúde