Foto: Valter Campanato/Agência Brasil (Divulgação)
Bom dia! Confira as principais notícias para começar a sexta-feira bem informado:
Com novo caso suspeito, vigilância de Santa Maria reforça alerta e orientações sobre meningite
A Vigilância em Saúde de Santa Maria acompanha mais um caso de meningite em crianças do município. Conforme a superintendente Cecília Mariane Pinheiro Pedro, não há cenário de surto, mas sim episódicos isolados da doença, que é endêmica e costuma se manifestar com alguns registros ao longo do ano. O caso mais recente, informado pela prefeitura na quarta-feira (3), segue como suspeita e a criança está estável. Ela já estava afastada da escola antes da notificação, o que facilitou o controle e evitou contato com outros alunos. Técnicos da Vigilância Sanitária foram ao local para orientar a direção sobre medidas de higiene e ventilação, sem necessidade de suspender as atividades. Mais informações aqui.
Escolas afetadas pela greve retomam atividades letivas a partir desta quinta
A partir desta quinta-feira, escolas da rede municipal afetadas pela greve dos professores começam a retomar a rotina escolar. Isso porque a categoria optou, no início da noite de quarta-feira (3), pelo fim da greve em assembleia extraordinária do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). A decisão ocorreu depois de a prefeitura anunciar oficialmente a retirada do projeto que previa o parcelamento do 13º salário dos servidores. Os professores, porém, optaram por permanecer em estado de greve. A orientação é manter atenção aos próximos passos do governo. Das três instituições municipais totalmente paradas desde o início de novembro, a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) retomou as atividades ainda nesta quinta (4). Outras escolas estão organizando o calendário de retorno, o que deve ocorrer até segunda-feira (8). Saiba todos os detalhes aqui.
Quatro pistas da BR-392 devem ser liberadas até janeiro de 2026
Ao contrário da obra das trincheiras da Uglione, da Travessia Urbana, que estão quase paradas, a duplicação da BR-392 na saída para São Sepé se encaminha para a reta final. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirma que a construtora contratada está colocando as últimas camadas de asfalto no trecho de 2,5 km, entre o Trevo da Uglione e o Trevo do condomínio Estância dos Montes, e que a previsão é liberar o tráfego nas quatro pistas até o final de dezembro ou de janeiro. Uma data mais exata de liberação vai depender do clima e do andamento das obras. Nas últimas semanas, uma parte da obra já teve liberação do tráfego nas quatro pistas, entre a Uglione e o trevo do Bairro Tomazzetti. Porém, o local ainda não está sinalizado. Todos os detalhes estão neste link.
Prefeitura anuncia primeira edição da Rua do Lazer com interdição de vias para práticas esportivas e culturais
A prefeitura de Santa Maria realizará no dia 14 de dezembro, a primeira edição da Rua do Lazer, atividade que integra o recém-criado Programa Municipal Santa Maria em Movimento. A iniciativa prevê o fechamento temporário de vias para que a comunidade utilize o espaço público para práticas esportivas, culturais e de lazer.A estreia ocorrerá na Avenida Prefeito Evandro Behr, no Bairro Camobi. O trecho entre a Igreja do Amaral e a rótula com a Avenida Roraima ficará bloqueado das 6h às 11h, nos dois sentidos, para circulação exclusiva de pedestres, ciclistas e praticantes de atividades físicas. As vias laterais paralelas à ERS-509 permanecerão liberadas ao trânsito normalmente. Todos os detalhes você encontra aqui.
Eduardo Leite autoriza chamamento de 1,2 mil novos soldados da Brigada Militar
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), anunciou nesta quinta-feira (4) a autorização para o chamamento de 1,2 mil novos soldados da Brigada Militar. A informação foi divulgada por meio de publicação em seu perfil na rede social X (antigo Twitter). Segundo o cronograma apresentado, 800 novos soldados devem iniciar o curso de formação já em janeiro de 2026, enquanto outros 400 começarão a capacitação em abril do mesmo ano. Saiba mais aqui.
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira habilitação nas categorias A e B
O Congresso Nacional derrubou o veto presidencial e tornou lei a exigência de exame toxicológico para quem pretende tirar a primeira habilitação nas categorias A e B, que incluem motos, ciclomotores e veículos de passeio. A medida, prevista no Projeto de Lei 2965/21 e agora incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro, determina que candidatos à CNH apresentem resultado negativo no exame para obter a Permissão para Dirigir. Saiba todos os detalhes aqui.