imunização

Primeiro dia de vacina contra a gripe para toda a população foi de filas em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Renan Mattos (Diário)

O primeiro dia de vacinação contra a gripe para a população em geral foi de movimentação intensa nas unidades de saúde de Santa Maria. Desde esta segunda-feira, as doses restantes passaram a ser disponibilizadas para todas as pessoas, além dos integrantes dos grupos prioritários.

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde em junho

De acordo com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), o órgão entregou ao município 100% das vacinas previstas durante a campanha. A última remessa, com mais 5 mil doses, foi disponibilizada ontem para o Executivo.

A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que as secretarias municipais reservem doses suficientes para que os grupos das crianças (até 5 anos), gestantes e pessoas com comorbidades atinjam 90% de cobertura vacinal.

Conforme a prefeitura, os servidores reorganizaram as doses nos postos de saúde, que serão redirecionadas de acordo com a demanda de cada local, até acabarem os estoques da vacina. Santa Maria registra, até o momento, 74,65% de pessoas imunizadas. Os dados são desde o início da campanha, ainda no mês de abril, até a última sexta-feira.

Na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, localizada na Rua Floriano Peixoto, 1.752, no Centro, a animação de Anelize Lencina Becker, 9 anos (foto ao lado), para tomar a vacina era surpreendente. Logo pela manhã, o pai dela, o fiscal de prevenção Ezequiel de Lima Becker, 39 anos, aproveitou a oportunidade para se imunizar e levar a filha junto.

- Eu tomo porque ficar gripada é muito ruim e chato. Eu tenho um segredinho para não doer: eu tranco a respiração na hora até acabar, aí não grito - justificou a menina.

Há um ano, 10 leitos psiquiátricos da Casa de Saúde de Santa Maria estão interditados

A dona de casa Dalva Lúcia Mesquita Coelho, 36 anos, também levou a pequena Yasmin Priscila Mesquita Borges, 5, para receber uma dose antes dos estoques acabarem e de o inverno chegar.

- Eu já tinha me vacinado. E hoje, aproveitei para trazer ela. Não dá para ficar sem (vacina) no frio, né? - disse Dalva.

Em Santa Maria, 27 salas de vacina estão abertas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs). Todas estão aptas a receber a população.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ala Psiquiátrica do Husm ganha sala especial de convivência entre pacientes e filhos

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde em junho Próximo

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde em junho

Saúde