Após registrar morte de duas crianças em Santa Maria, uma de 4 e outra de 5 anos de idade, a prefeitura de Santa Maria emitiu alerta para possibilidade de um surto de infecção instestinal na cidade.
Nas redes sociais, a foto de um comunicado, assinado pelo secretário municipal de Saúde, Francisco Harrison, se espalhou rapidamente. No documento, há uma série de recomendações aos profissionais da saúde de como proceder em casos de pacientes que apresentem os sinais desse possível surto. De acordo com o comunicado do secretário, em vídeo publicado no Facebook da prefeitura, a morte de uma criança foi confirmada e a morte de outra segue sob investigação das autoridades. O secretário, ainda, explica que os casos não tem a ver com meningite, como algumas informações que foram espalhadas em mensagens de WhatsApp.
De acordo com nota oficial emitida pela prefeitura, o "episódio aconteceu na na Escola de Educação Infantil do SESI (Av. Maestro Roberto Barbosa Ribas, 424 - Patronato), que integra a Rede Particular de Ensino.
A escolinha está em período de férias, mas as autoridades sanitárias já foram acionadas e farão a investigação sobre as causas do suposto surto. Da mesma forma, está sob investigação a relação do provável surto com o óbito de duas crianças, com 4 e 5 anos de idade."
CUIDADOS
De acordo com a prefeitura, caso uma criança apresente sintomas como diarreia e dores abdominais, é preciso procurar imediatamente uma unidade de pronto-atendimento.