data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Anselmo Cunha (Arquivo Diário)
Matéria atualizada às 10h11min de 13 de maio.
Idosos a partir de 66 anos vão poder tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, que está atrasada, nesta sexta-feira. Podem receber a vacina aqueles que fizeram a primeira dose em 1º ou 3 de abril. A prefeitura informou que, em função do baixo quantitativo de doses de CoronaVac, foi preciso restringir a idade dos idosos para completarem o ciclo vacinal,já que o quantitativo não é suficiente para todos. À medida que novas remessas forem chegando, serão anunciadas as próximas ações para idosos de 64 e 65, que também tiveram a segunda aplicação adiada.
Trabalhadores do Husm ligados à Ebserh vão entrar em greve
A vacinação ocorrerá nos mesmos locais onde a pessoa tomou a primeira dose. Os idosos devem levar carteirinha de vacinação e CPF. Conforme a prefeitura, até quarta-feira, o município contava com 2,2 mil doses de CoronaVac destinadas para a segunda dose, incluindo as 870 doses recebidas na última segunda-feira. Será esse o quantitativo utilizado na ação.
Em ação realizada na terça-feira, 2,4 mil pessoas buscaram a segunda dose. Para a iniciativa, estavam destinadas três mil doses. O quantitativo restante será somado para a nova ação, com previsão de novo recebimento de doses por parte do Estado.
Vacinação Solidária
Em ação paralela, a prefeitura de Santa Maria realiza a Vacinação Solidária. Aquelas pessoas que forem receber a dose poderão doar alimentos não perecíveis que serão destinados para pessoas que necessitam. A iniciativa tem apoio do Banco de Alimentos, que reúne as cestas básicas e realiza a entrega para famílias.
Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria - 2ª dose
- Para quem tem 66 anos ou mais e tomou a 1ª dose em 1º ou 3 de abril
- Quando: sexta-feira, das 8h ao meio-dia
- O que levar: carteirinha de vacinação e CPF
OS LOCAIS
- Shopping Praça Nova (drive-thru)
- UFSM, em Camobi (drive thru)
- UBS Wilson Paulo Noal
- Clube Dores
- Clube 21 de Abril
- Associação Comunitária Tancredo Neves
- ESF Vitor Hoffmann
- UBS Oneyde de Carvalho
- UBS Kennedy
- UBS Floriano Rocha
- UBS Passo das Tropas
- UBS São Francisco
CORONAVAC
Conforme a bula da CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada entre duas a quatro semanas após a primeira. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em caso de ser ter perdido a segunda dose, a recomendação é completar o esquema. Ou seja, tomar a segunda dose mesmo depois do tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que a imunização completa após a segunda dose ocorra cerca de 15 dias da vacinação. Além disso, mesmo após o esquema vacinal completo com as duas doses, é necessária a continuidade do uso da máscara de proteção, de álcool em gel ou higienização das mãos com água e sabão e evitar aglomerações.
COMO FUNCIONA
- Primeira dose - Estímulo de resposta imune (anticorpos)
- Segunda dose - Reforço para resposta celular, além de anticorpos
- Não há como atingir a "imunidade de rebanho" apenas com uma dose nos casos das vacinas utilizadas no Brasil (CoronaVac e Oxford)