sem reajustes

Senado aprova projeto de Lasier Martins que suspende reajuste de remédios em 2021

O Senado aprovou projeto de lei (PL) que suspende o aumento de preço de medicamentos em 2021. O texto também determina a reversão de reajustes já aplicados em medicamentos este ano, havendo, inclusive, a restituição de pagamento já realizado. O projeto, aprovado por 58 votos a favor e seis contra, segue para a Câmara dos Deputados.

Câmara de Vereadores de Santa Maria protagoniza três CPIs simultâneas

Autor do projeto, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) destaca que o projeto é uma forma de diminuir a pressão sobre o orçamento das famílias que estão enfrentando a pandemia do coronavírus e, também, daquelas com doentes que demandam uso contínuo de medicamentos. Lasier ressalta ainda que o cenário é de "recrudescimento da pandemia, inclusive com o surgimento de novas cepas virais".

Os medicamentos disponíveis no Brasil têm seus preços controlados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Uma vez por ano, a Cmed fixa o teto de preços permitidos para a venda de medicamentos, mas esse controle não alcança todos os remédios. Determinadas classes terapêuticas de medicamentos isentos de prescrição, por exemplo, ficam de fora.

Disputa à Reitoria terá chapa única na UFSM

O relator, Eduardo Braga (MDB-AM), explicou que o projeto não "congela" preços, apenas impede o reajuste do teto pela Cmed.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CPI da Covid pauta e muda a relação entre Câmara de Vereadores e prefeitura de Santa Maria

Câmara de Vereadores de Santa Maria protagoniza três CPIs simultâneas Próximo

Câmara de Vereadores de Santa Maria protagoniza três CPIs simultâneas

Política