Mateus Ferreira
O azeite de oliva Arbequina teve apenas 160 garrafas produzidas o que o torna uma raridade da safra 23/24
Ocorreu na tarde deste sábado (29), no Empório das Olivas, a inauguração da Alma Oliva Café e também foi apresentada a safra de azeite de oliva, colheita 2023-2024.
O espaço gastronômico está localizado na rota da 4ª Colônia, próximo ao Resort Termas Romanas. A inauguração do novo empreendimento de Roberto Argenta teve um público que superou 400 pessoas.
O empresário, que também gerencia as Termas Romanas, detalhou sobre o novo local que fortalece o turismo da região.
- É muito importante como opção de turismo e lazer para toda a região central do Estado. Aqui é um espaço que acolhe a todos - disse o empresário.
Sobre a safra de azeite, plantada em 2023 e colhida em 2024, Argenta lamentou as condições climáticas.
- Infelizmente enfrentamos momentos difíceis, com fortes chuvas, e isso danificou parte da colheita das olivas. Mas apesar dos danos climáticos, conseguimos repassar para nosso consumidor um azeite de qualidade e alto padrão, que é nossa marca - completou.
O engenheiro agrônomo Fabrício Carlotto, responsável pelo pomar das oliveiras, explicou o momento difícil vivido, principalmente, em razão das chuvas que atingiram grande parte do Estado.
- Essa safra 2023/2024 foi bem desafiadora, tivemos o impacto dos eventos climáticos e sentimos isso nos números da safra. Algumas espécies de azeite estão com estoque reduzido, por exemplo, o azeite arbequina, foi produzido cerca de 160 garrafas desse tipo de oliva.
Carlotto ainda detalhou que outros tipos de olivas também tiveram a safra reduzida, mas nada impediu de garantir números bem expressivos para a comercialização.
- Aqui no lançamento da safra o público pode conferir quatro tipos de azeite, e esse foi nosso maior desafio, porque nós optamos desde o inicio desse projeto que cada tipo de oliva daria origem a um azeite diferente, e em relação aos problemas enfrentados, principalmente pela chuva e ano passado um período de estiagem, a safra foi reduzida em alguns rótulos, mas nada impediu da gente entregar hoje para o público nosso produto com a qualidade que eles conhecem.
E a busca pelo azeite de oliva traz para a região públicos de diferentes partes. A aposentada Renilda Hup, de 72 anos, garantiu três garrafas de azeite de oliva. Ela conta que utiliza na alimentação e consome também poucas quantidades, esse é o segredo ao acordar todas as manhãs em Ivoti, sua cidade natal.
- Todos os dias de manhã, eu acordo e tomo uma colher de sopa de azeite de oliva, faz um bem para a saúde. Por isso estou levando três garrafas, nas receitas da casa não pode faltar o azeite de oliva.
Os azeites de oliva, da safra 2023/2024, podem ser adquiridos no Empório das Olivas, que fica localizado na ERS–149, em Restinga Sêca, próximo às Termas Romanas. No local o público também vai poder conferir o Alma Oliva Café, e diversos produtos coloniais, todos produzidos na região.