eleição

Disputa à Reitoria terá chapa única na UFSM

Atual vice-reitor Luciano Schuch deve ser o nome que encabeçará a disputa

18.386

Foto: Anselmo Cunha (Especial)

O processo eleitoral de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá uma única chapa. Ela será governista e busca dar sequência à atual gestão do reitor Paulo Burmann. A chapa tende a ser encabeçada pelo atual vice-reitor Luciano Schuch, que está ao lado de Burmann desde o começo do segundo mandato. Ao lado dele, ainda terão mais dois nomes, são eles: Marta Adaime e Cristina Nogueira. As eleições para conhecer o sucessor de Paulo Burmann se darão em dois momentos: Pesquisa de Opinião e elaboração da listra tríplice.

Decisão da ESA ficará para agosto, e Santa Maria segue na disputa

O vice-reitor Schuch, eleito para gerir a Universidade de 2018 a 2021, é graduado em Engenharia Elétrica. Antes, já foi diretor do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM e é professor no Departamento de Processamento de Energia Elétrica. Ainda que não esteja definido o nome de quem será o cabeça da chapa, a tendência é que ele protagonize a disputa. Com ele, estão mais outros dois nomes: Marta Adaime, professora da instituição há mais de três décadas, e graduada em Química Industrial, fez parte da gestão do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Atualmente, ela é chefe de gabinete do reitor Burmann.

Estado começará pagamento de auxílio emergencial neste mês

Fecha a chapa a professora Cristina Nogueira, que é do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, nos cursos de graduação e pós-graduação. Há mais de duas décadas como docente, ela é formada em Farmácia pela UFSM.

COMO É
Em um segundo momento, iniciado em julho deste ano, os candidatos que queiram integrar a lista tríplice precisam fazer nova inscrição para a eleição feita pelos Conselhos Superiores (Consu, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores). Os conselheiros poderão utilizar o resultado da pesquisa de opinião para balizar seus votos.

Os três candidatos mais votados integram a lista tríplice para reitor, que é encaminhada ao Governo Federal para nomeação. Cabe o presidente Jair Bolsonaro indicar um dos três nomes, independente da posição que ocupa na lista. Há casos, inclusive no Estado, em que o presidente não nomeou os primeiros lugares da lista tríplice.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190