41ª e 135ª zona leitoral

Quase 4 mil títulos de eleitores de Santa Maria poderão ser cancelados

Ian Tâmbara



Só em Santa Maria, quase 4 mil podem perder o título, caso não regularizem situação
Foto: Renan Mattos (Diário)

Desde a última quinta-feira, está aberto o prazo para a regularização dos eleitores que não votaram nem justificaram nos últimos três turnos seguidos da das eleições.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da 41ª Zona, Raquel Souza, mais de 4 mil eleitores da 41ª e 135ª Zonas eleitorais, são 3.918 eleitores inadimplentes em Santa Maria, 30 em Itaara, nove em São Martinho da Serra e seis em Silveira Martins.

- É importante deixar claro que não são três eleições seguidas, mas três turnos. Isso quer dizer que, se eu não votei nos dois turnos do ano passado e no último turno das eleições municipais de 2016, estarei na lista de cancelamento. Porém, é somente se forem três seguidos. Caso eu tenha votado, ao menos uma vez, entre esses turnos, só terei que pagar a multa - explica Raquel.

O período de regularização nos cartórios (veja abaixo) vai até 6 de maio. O eleitor que tiver o título cancelado terá o CPF bloqueado, não poderá tirar passaporte nem assumir cargo, caso seja aprovado em concurso público.

Prazo para regularizar título eleitoral começa hoje

BIOMETRIA 
O eleitor que ainda não atualizou seu título com os dados biométricos pode fazer com a mesma documentação da regularização. O cadastramento biométrico obrigatório, entretanto, tem prazo final em 2022. Atualmente, Santa Maria tem 206.116 eleitores, mas só 68.302, com biometria (33,14%).

Venezuelana que faz doutorado na UFSM fala sobre a crise em seu país

NÚMEROS
Confira o número de eleitores de abrangência da Justiça Eleitoral de Santa Maria que não votaram e nem justificaram nas últimas três eleições. Eles poderão ter o título cancelado caso não regularizem a situação:

  •  Santa Maria - 3.918 
  •  Itaara - 30
  •  São Martinho da Serra - 9
  •  Silveira Martins - 6

PARA FICAR EM DIA
Os eleitores da 41ª e 135ª Zonas Eleitorais poderão normalizar sua situação até o dia 6 de maio, das 12h às 19h, no Cartório Eleitoral, na Avenida Medianeira, 2.053

O eleitor deve levar documento de identidade, comprovante de residência atual e original, além do título eleitoral. Quem não votou ou justificou no prazo, deverá ainda pagar uma multa de R$ 3,51 para cada turno. O atendimento também pode ser agendado pela internet no site do TRE.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cartilha vai ajudar nas orientações a donos de puxadinhos Anterior

Cartilha vai ajudar nas orientações a donos de puxadinhos

Delegado da Kiss é cotado para concorrer a prefeito da cidade Próximo

Delegado da Kiss é cotado para concorrer a prefeito da cidade

Política