em setembro

Prefeitura vai encaminhar projeto à Câmara para criar Fundo Municipal do Transporte

O Executivo municipal deve encaminhar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei (PL) que institui um Fundo Municipal para o transporte coletivo. A proposta, afirma o procurador-geral do município, Guilherme Cortez, deve ser levada ao Legislativo já no próximo mês. Ao CDN Entrevista, Cortez afirmou que o objetivo é tornar o transporte público mais atrativo. Com a pandemia do coronavírus, o transporte sentiu os impactos com a redução de passageiros. Em agosto, a Justiça homologou acordo de reequilíbrio financeiro entre o Executivo e o Sistema Integrado Municipal. Dessa forma, o município vai repassar R$ 2,7 milhões para que as empresas garantam a continuidade do transporte público.

No feriado, mercados abrem no turno da manhã em Santa Maria

O procurador-geral destacou que já procurou a Comissão Especial do Transporte Público no Legislativo para falar sobre o Fundo Municipal. A intenção da prefeitura ao instituí-lo é subsidiar o sistema para que o preço das passagens não sejam tão altos, estimular o transporte coletivo, investir no sistema, nos abrigos e nas faixas exclusivas, entre outras melhorias, para deixar o transporte público mais atrativo. Os recursos para o fundo seriam compostos pelos valores do ISS, pela taxação dos transportes por aplicativos e até mesmo pelos parquímetros, entre outras fontes.

ISENÇÃO

Conforme o procurador, tramita no Legislativo um projeto de isenção extraordinária de ISSQN (imposto sobre os serviços), que representa entorno de R$ 0,12 na tarifa, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana.

'Não consigo ver condições de impeachment nem crime que ele (Bolsonaro) tenha cometido', diz general Etchegoyen

- Todos os esforços da prefeitura nos últimos meses foram para que não tivesse paralisação dos transportes e nem aumento das tarifas - disse Cortez.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quem vai às manifestações, afinal, o que vai celebrar? Anterior

Quem vai às manifestações, afinal, o que vai celebrar?

'Não consigo ver condições de impeachment nem crime que ele (Bolsonaro) tenha cometido', diz general Etchegoyen Próximo

'Não consigo ver condições de impeachment nem crime que ele (Bolsonaro) tenha cometido', diz general Etchegoyen

Política