assembleia legislativa

Em discurso de posse, Valdeci Oliveira prega a inclusão

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Em tom conciliador, mas firme, Valdeci Oliveira (PT) tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Terceiro santa-mariense na história a ser eleito para o cargo desde a redemocratização do país, o petista contou com o apoio de autoridades da região - até mesmo de velhos adversários políticos. Em seu discurso, Valdeci pregou uma gestão de inclusão, de defesa da democracia e elegeu o combate à fome e à pobreza como pautas prioritárias neste um ano de gestão.

- Vou trabalhar para o debate amplo e não reducionista sobre o papel do Estado. Estou entre aqueles que não defendem o Estado mínimo ou Estado máximo, mas um Estado necessário para dar conta desse mosaico em termos de carência e dívida social com o povo gaúcho e brasileiro - afirmou no discurso.

A eleição foi solene e apenas sacramentou um acordo feito previamente entre as maiores bancadas do Legislativo. Antes da eleição, a atual gestão renunciou ao cargo e abriu caminho para a chapa de Valdeci Oliveira, eleita com 38 votos a favor e oito contra. O deputado de Santa Maria Giuseppe Riesgo (Novo) está entre os parlamentares que votaram contrário, seguindo orientação de sua bancada.

Confira as impressões de autoridades sobre a posse de Valdeci Oliveira

Entre autoridades e políticos presentes na posse, estiveram o prefeito e vice-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) e Rodrigo Decimo (PSL), respectivamente, o deputado federal Paulo Pimenta (PT), o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e a irmã Lourdes Dill, convidada de honra de Valdeci para a posse. O presidente do Legislativo santa-mariense, Valdir Oliveira (PT), também acompanhou a posse do irmão, sacramentando a dobradinha da família Oliveira no comando das Casas Legislativas. Autoridades estaduais, como o governador Eduardo Leite (PSDB), e os ex-governadores Olívio Dutra (PT) e Germano Rigotto (MDB) também acompanharam a cerimônia.

Antes da posse, ainda na antessala do Plenário, o que se viu foi uma disputa intensa por uma fotografia com o novo presidente. Imprensa, assessores, colegas deputados e políticos dividiram um pequeno espaço. Mas duas pessoas prenderam a atenção do novo presidente: Leite e Pozzobom. Mesmo em um ambiente barulhento, o trio conversou por alguns minutos. Prefeito e governador, do mesmo partido, também conversaram entre si.

Após o discurso, que levou mais de meia hora, Valdeci concedeu coletiva de imprensa no Salão Júlio de Castilhos. Ainda restou tempo para se despedir da família, já no Plenário vazio. Os pais Joreci, que completou 88 anos no dia da posse, e Lenir, não estiveram presentes para prevenir o contágio da Covid-19.

Mas a família, além de Valdir, esteve representada pela esposa Elaine, as filhas Tamara e Diossana, e os netos João Bento, Bethina e Maria Luísa. Com eles, fez a foto que ficará na parede da família. Antes de seguir com a agenda oficial, Valdeci segurou o neto nos braços e correu pelo plenário da Assembleia.

-É um momento muito importante para a gente. É uma luta dele, a gente sabe que ele vai se empenhar muito. Todos apoiamos ele - disse a esposa Elaine. (Colaborou Emanuely Guterres)

NOVA GESTÃO

Quem é o presidente

  • Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira
  • 64 anos
  • Ex-metalúrgico
  • Vereador por dois mandatos
  • Um mandato de dewputado federal
  • Prefeito de Santa Maria por duas gestões
  • Está no terceiro mandato de deputado estadual

A Mesa Diretora em 2022

  • Presidente - Valdeci Oliveira (PT)
  • 1º Vice-presidente - Luiz Marenco (PDT)
  • 2º Vice-presidente - Ernani Polo (Progessistas)
  • 1º secretário - Elizandro Sabino (PTB)
  • 2º Secretário - Gabriel Souza (MDB)
  • 3º Secretário - Zilá Breitenbach (PSDB)
  • 4º Secretário - Dalciso Oliveira (PSB)

MENOS INDIFERENÇA, MAIS IGUALDADE

Menos indiferença e mais igualdade. É essa a bandeira assumida por Valdeci Oliveira como presidente da Assembleia em 2022. Em um discurso de mais de meia hora, ontem, o parlamentar traçou como prioridades o combate à pandemia, a mitigação dos efeitos da estiagem no Estado e a redução da fome e da pobreza no Estado.

O agora presidente também projetou um ano de muitas dificuldades a serem enfrentadas.

-Iremos, no que estiver ao alcance deste Legislativo e deste presidente, atrás de propostas que auxiliem o governo do Estado a enfrentar os percalços. Iremos atrás da volta do sorriso, da esperança - afirmou Valdeci.

No primeiro discurso, Valdeci também apresentou a primeira proposta: um mutirão solidário contra a fome no Estado.

- Se há um sonho que eu gostaria de ver realizado, dentro de alguns anos, é tomar conhecimento que meu Rio Grande do Sul se tornou um território livre de fome e da pobreza extrema - destacou ele.

Em outro ponto, fez menção ao ano eleitoral e reforçou o papel da Assembleia Legislativa na defesa da democracia.

- Uma democracia verdadeira e ampla, em que as minorias não sejam obrigadas a se curvar, mas que sejam ouvidas, participem, tenham vez e voz - frisou.

Outro ponto reiterado no discurso de posse foi a luta pela igualdade:

- Enxergamos esse parlamento sempre como um anteparo vigoroso ao discurso de ódio, que joga irmão contra irmão, e como um anteparo ao racismo, que mata e exclui por conta da cor pele - disse o parlamentar, que também citou a violência contra mulheres e a população LGBTQIA+.

DIÁLOGO

O novo presidente também citou Paulo Freire e pregou o diálogo para superar as diferenças ideológicas com Eduardo Leite, governador do PSDB, e Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria, do mesmo partido. O mesmo diálogo será a base para superar pautas prioritárias para a região. Ele usou a presença de autoridades do Coração do Estado como símbolo dessa convergência.

- Demonstra que a cidade acredita que podemos, independente das questões ideológicas e disputa política local, fazer um trabalho coletivo. Esse é meu desejo. Tem pautas que já trabalho há muito anos, o Hospital Regional, a Casa de Saúde, o Hemocentro Regional e a duplicação da RSC-287. Estarei absolutamente interagindo com a região, com a comunidade - disse Valdeci, durante a coletiva de imprensa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em pronunciamento, presidente do STF pede tolerância nas eleições

Valdeci Oliveira toma posse como presidente da Assembleia Legislativa Próximo

Valdeci Oliveira toma posse como presidente da Assembleia Legislativa

Política