Foto: Mateus Ferreira (Diário)
Os candidatos Rodrigo Decimo (à esq.) e Valdeci Oliveira (à dir.) participaram de um debate,na noite de quinta, promovido pelo Sinprosm
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) realizou, na noite desta quinta-feira (17), um debate entre os candidatos que disputam o 2° turno à prefeitura de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O encontro colocou frente a frente Valdeci Oliveira (Federação PT-PCdoB-PV/ e União Brasil) e Rodrigo Decimo (Federação PSDB, Cidadania, Progressistas, PSB, Republicanos e PSD). O debate ocorreu no auditório da Cesma, e jornalista André Campos foi o mediador.
Somente professores municipais tiveram acesso ao local do debate, e a prioridade de entrada foi para os professores associados. Com capacidade para cerca de 180 pessoas, o auditório da Cesma recebeu quase 100 docentes.
Progressistas e MDB conquistam quase 70% das 38 prefeituras da região
Os candidatos chegaram para o debate próximo das 19h. Já na entrada, os advogados Giorgio Forgiarini e Leonardo Soares explicaram para os prefeituráveis como seria a dinâmica com relação ao direito de resposta, logo após os candidatos cumprimentaram os presentes e tomaram seus lugares para dar início ao debate.
Com duração de 1h30min, o debate foi dividido em três blocos de perguntas, com intervalos de cinco minutos entre cada um. Os candidatos responderam a perguntas que foram elaboradas pelos professores de toda a rede de ensino de Santa Maria. Foram mais de 30 perguntas enviadas, desse total, 14 foram selecionadas para o debate.
Saudações
Valdeci e Decimo tiveram pouco mais de dois minutos para uma saudação inicial. Logo após, um sorteio definiu o candidato que começaria respondendo. O mediador sorteava as perguntas. O petista abriu o debate e aproveitou a manifestação para destacar as conquistas do magistério ao longo do seus oito anos de gestão.
Na sequência, o tucano utilizou a palavra e pontuou que a educação no governo atual avançou muito na rede municipal e Santa Maria e serve de exemplo quando na área.
Em seguida, começou o sorteio das 14 perguntas (confira abaixo) que foram feitas durante os blocos. Temas como estrutura das escolas, instituições de ensino de campo, demanda de estagiários e monitores, plano de carreira e terceirização fizeram parte dos questionamentos.
Eleições 2024: abstenção em Santa Maria é superior à média nacional
Ao final do debate os dois candidatos reforçaram o compromisso de manter uma relação próxima com o sindicato. Rodrigo Decimo disse que, em seu governo, manterá reuniões sempre em janeiro, quando se planeja o início do ano letivo. Já Valdeci reforçou que seu governo estará à disposição dos professores para tratar qualquer demanda.
Com a palavra, os candidatos
Situação das escolas e prédios alugados
Valdeci: "Querem um exemplo de uma escola, a escola no distrito de Palma foi abandonada nesses oito anos, foi abandonada e deixaram ela lá, caindo. Aquela comunidade clama por uma escola. O nosso governo vai analisar essa questão junto à comunidade".
Decimo: "A necessidade do aluguel das escolas foi preciso ser feito para dar melhores condições aos alunos para a qualidade de ensino. Para se ter noção, oito em cada 10 escolas de Santa Maria sofreram intervenções. Fizemos interdições para realizar melhorias estruturais".
Escolas de campo
Decimo: "Queremos implementar um núcleo chamado Inova Campo e, com certeza, nós vamos avançar nessas questões, principalmente com o uso da tecnologia. Vamos levar melhorias aos alunos do campo, beneficiando o ensino e a qualidade das escolas".
Valdeci: "Nosso governo vai dar a devida atenção que os alunos do meio rural merecem, as instituições rurais merecem ser tratadas e investidas com a mesma atenção das escolas urbanas, e todos esses investimentos feitos com transparência".
Critérios para definição da equipe de Educação
Valdeci: "A Secretaria de Educação do município precisa ser um exemplo. Nós vamos ter pessoas qualificadas. A secretaria vai ser aberta para todos os professores serem recebidos e vamos manter um diálogo com todos".
Decimo: "Nossa Secretaria da Educação vai seguir tendo pessoas comprometidas, qualificadas, e vamos seguir fazendo com que nossos gestores tenham um foco com suas escolas e na comunidade. A educação sempre foi prioridade em nosso governo".
Estagiários e monitores da educação especial
Decimo: "Nossos estagiários e monitores, temos tranquilidade em dizer que melhoramos as bolsas e esse é um compromisso que vamos manter. Vamos buscar mais pessoas qualificadas e vamos solucionar essa demanda".
Valdeci: "Nós vamos enfrentar essa situação e vamos resolver a demanda de estagiários e monitores. Em nosso governo, nós vamos ter um curso de adequação e entendimento para esses profissionais entrarem nas escolas com qualificação".
Contratos temporários
Decimo: "Nós temos um contrato temporário para 518 professores, mas nós vamos suprir essa demanda das escolas municipais, chamando esses professores para atender os nossos alunos e, principalmente, para resolver o problema da hora atividade"
Valdeci: "Educação se faz com professor concursado, apenas em uma emergência se contrata de forma temporária. Então, eu quero chamar os concursados. Cada vez mais, devemos chamar os professores concursados e digo: nós vamos fazer concurso".
Sobrecarga de trabalho dos professores
Valdeci: "A gente precisa humanizar a relação do professor com o trabalho escolar. Educação não deve ser um trabalho forçado e com pressão, a construção deve ser coletiva. Devemos ter uma atenção com os professores e, principalmente, com relação à saúde mental".
Decimo: "O nosso governo valoriza muito os professores e avançamos muito em diversos pontos, como exemplo a hora atividade, o que melhorou a qualidade de vida dos professores. Quando eu falo em melhorias, não é apenas salarial, envolve também melhores condições de trabalho, o que reflete na melhoria da educação".
Educação especial
Decimo: "Nós avançamos de 12 para 120 educadores especiais, e vamos criar a Casa do Autista, um espaço multidisciplinar para atender esses alunos especiais. Ampliamos esse atendimento e vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais".
Valdeci: "Nós teremos um centro de referência para todas as crianças especiais. Nós temos que tratar várias questões que envolvem os alunos especiais e devemos tratar esse ponto junto com a Secretaria de Saúde em um trabalho conjunto".
Terceirização da estrutura escolar
Valdeci: "Terceirizar a educação e um descaso. Isso é precarizar é desvalorizar os professores. Sobre esse tema saibam que somos totalmente contra qualquer privatização que envolva a educação do município".
Décimo: "Os professores não podem ser privatizados. Mas são coisas distintas, a estrutura de uma escola podemos pensar em privatizar, a questão dos professores em nosso governo nunca aconteceu e não vai acontecer".
Ensino integral
Valdeci: "Quando falamos em qualquer questão de ampliar a educação para o modelo integral no município, é necessário avaliar se temos professores para tudo isso. Caso não ocorra, temos que chamar os concursados".
Decimo: "Para avançar no turno estendido tanto das creches como educação integral, nós vamos, sim, chamar novos professores. Quero deixar bem claro que nenhum professor vai ter aumento de horas, ninguém vai ficar sobrecarregado, vamos analisar isso com responsabilidade".
Plano de carreira
Decimo: "Eu tenho um compromisso com todos os professores. Vamos, sim, tratar as questões do plano de carreira. O plano de carreira precisa evoluir, inclusive analisar com a hora atividade. Não vamos tomar nenhuma medida que possa comprometer a classe dos professores, mas vamos reunir os professores e conversar sobre o tema com total responsabilidade".
Valdeci: "O plano de carreira, nós vamos manter e fortalecer, e vamos ter uma grande discussão com o magistério. Sempre tivemos um compromisso com a classe dos professores e vamos seguir evoluindo no diálogo. É preciso analisar diversas demandas da classe dos professores municipais, mas uma delas, entre as prioridades, é o plano de carreira".
Por que os professores devem votar no candidato?
Valdeci: "No meu governo não deixamos de pagar o 13º, regularizamos os salários, e melhoramos muitas questões para os professores municipais".
Decimo: "Nós já demos provas do que fizemos pela categoria, nós temos um respeito pelos professores de Santa Maria. Vamos seguir avançando e resolvendo problemas na educação".