na tv diário

Decimo reconhece que velocidade da prefeitura não é a mesma da iniciativa privada

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: reprodução

Na próxima sexta-feira, tomarão posse para o mandato dos próximos quatro anos o prefeito reeleito, Jorge Pozzobom (PSDB), e o vice, Rodrigo Decimo (PSL), que irá estrear na administração pública. O empresário concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2020 e se elegeu para ser comandar Santa Maria ao lado do experiente tucano.

Na segunda-feira, Decimo esteve na TV Diário para projetar como será o trabalho dele na prefeitura. Em entrevista, ele relatou que ainda não teve condições de mergulhar a fundo em todos os trâmites do Executivo, mas reconhece que a velocidade do poder público não é a mesma da iniciativa privada, com a qual está acostumado.

- O fato é que o setor público é muito diferente do privado. Tem que ser assim. São coisas diferentes. Na iniciativa pública, há necessidade daquela burocracia sadia, que não contamine o processo e não o torne moroso - diz.

VÍDEO: preço dos combustíveis fica mais caro neste final de ano em Santa Maria

ECONOMIA

O vice eleito aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância das startups, isto é, as empresas emergentes, que surgem em ambientes de incentivo ao empreendedorismo, como as incubadoras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN), Sebrae e Parque Tecnológico. Ele acredita que a prefeitura também possa colaborar para o fomento aos negócios que nascem no município.

- O poder público tem sua importância para estabelecer marcos legais ou trazer um fundo de inovação, por exemplo, com recursos para irrigar o sistema - comenta Decimo.

VÍDEO: pedágio da RSC-287 vai impactar no bolso de motoristas e passageiros de ônibus

Por fim, o empresário revelou que há conversas internas na prefeitura para promover modificações no Instituto de Planejamento (Iplan), autarquia responsável pelo planejamento urbano de Santa Maria :

- Nós estamos avaliando o Iplan, de forma a fazer com que ele dê um melhor resultado. Não que ele não cumpra o seu papel, mas pode oferecer mais. Estamos avaliando para, quem sabe, adaptá-lo para que ele se torne mais próximo do município.

A cerimônia de posse de Pozzobom, Decimo e, também, os 21 vereadores eleitos no último pleito ocorre na sexta-feira, 1º de janeiro, às 16h, na Câmara de Vereadores.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Criação das secretarias de Esporte e Habitação é aprovada na Câmara

VÍDEO: 'Quem sou eu para ser decisivo?', diz Farret sobre apoio a Pozzobom, reeleito em Santa Maria Próximo

VÍDEO: 'Quem sou eu para ser decisivo?', diz Farret sobre apoio a Pozzobom, reeleito em Santa Maria

Política