Jaqueline Silveira

A volta por cima de Aécio Neves em encontro do PSDB nacional

O encerramento do seminário Diálogos Tucanos, na manhã de ontem, em Brasília, foi marcado pela volta por cima do deputado federal e ex-governador Aécio Neves, após ser absolvido, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região. O mineiro foi denunciado por supostamente ter recebido propina do empresário Joesley Batista, um dos donos da J&F, em delação premiada.



 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Assim que foi chamado para coordenar o encontro, o presidente nacional do PSDB, o governador Eduardo Leite se dirigiu a Aécio para fazer um desagravo em nome do partido. O dirigente destacou “o fim de um calvário extenso” e que a decisão do TRF, do mês de julho, “revelou que as denúncias eram infundadas”. Leite disse, ainda, que, agora, o deputado federal poderá seguir adiante “com tua biografia extensa de serviços prestados ao Brasil”, relembrando que o tucano foi governador reeleito de Minas Gerais e presidente da Câmara dos Deputados.


— O PSDB ficará feliz que tu possas seguir em frente na tua trajetória, na tua vida pública com a justiça ao teu lado — acrescentou o governador gaúcho, que usava uma camiseta com frase do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “Lutamos, não para ganhar no dia seguinte, mas para criar um horizonte de alternativas”. Na oportunidade, o presidente nacional quebrou o protocolo e chamou o mineiro para o palco, que subiu sob aplausos e gritos de “Aécio, Aécio”. — Fui vítima, como outros foram – não sou só eu –, de ataques, de calúnias e de difamações, porque havia um objetivo aquela época, que era tirar do jogo político aquele que podia ser uma alternativa — afirmou o deputado.

 
Aécio defendeu a retomada do protagonismo do PSDB em nível nacional, que, na eleição de 2022 não lançou candidato a presidente e acabou também com a bancada reduzida no Congresso Nacional. — (...) Nós vamos voltar a ser protagonistas da vida brasileira. Eu acho que nós temos todas as condições de percorrer essa larga avenida ao centro, sendo oposição aquilo que está aí, sem nos confundirmos com aquilo que estava aí até pouco tempo — destacou Aécio, novamente aplaudido, numa referência aos governos Lula (PT) e Bolsonaro (PL).


Analistas do centro do país avaliam que o deputado federal ressurge com força e que poderá tomar a dianteira em relação ao governador gaúcho na disputa à Presidência em 2026. Ao final, foi apresentada uma carta com um conjunto de pilares na tarefa de reconstruir o PSDB que, segundo Leite, acabou também “machucado por essa polarização e radicalização” que atingiu o país. E a reconstrução passa pela volta às raízes.  — O PSDB do futuro está no resgate das nossas origens — resumiu ele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comissão dos Atos de 8 de Janeiro cerca deputada e ex-assessor Anterior

Comissão dos Atos de 8 de Janeiro cerca deputada e ex-assessor

Assis na CPI das Criptomoedas,e artistas com sigilo quebrado Próximo

Assis na CPI das Criptomoedas,e artistas com sigilo quebrado

Política