Beto Albert
Vista do Bairro Chácara das Flores.
Cercada por morros e pontos que oferecem uma vista privilegiada da cidade, os bairros que compõem as regiões norte e nordeste de Santa Maria são descritos por moradores como bons lugares para se viver e cultivar relações entre a vizinhança. Esse é o caso da dona de casa Jocelia Braga, 57 anos, que reside há mais de duas décadas na Rua Passo dos Weber, Chácara das Flores.
– Eu gosto, é um bairro bom, hoje posso sair sem preocupação, porque sei que ninguém mexe na minha casa. Também gosto da paisagem que temos aqui do alto – afirma Jocelia.
Enquanto mostrava a vista panorâmica de prédios intercalados com espaços verdes, a moradora revelou que as áreas altas também são sinônimo de medo para quem mora no entorno, principalmente quando chove. O evento meteorológico que atingiu Santa Maria entre abril e maio provocou o desmoronamento de parte do morro que fica próximo à rua. Para evitar problemas no local, a moradora considera que as áreas de risco merecem mais atenção do poder público a partir de agora.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conhecendo as demandas das regiões
Com a proximidade da eleição 2024 – marcada para o dia 6 de outubro – o Diário segue percorrendo as diferentes regiões de Santa Maria para conhecer as demandas da comunidades e o que os candidatos à prefeitura propõem para melhorar essas localidades.
Após ouvir as reivindicações das Regiões Oeste e Centro-Oeste, nesta reportagem, o foco está nas principais vias e bairros das regiões norte e nordeste de Santa Maria. Ao caminhar pelas ruas e conversar com a população, as comunidades apontam que a principal reivindicação é quanto à infraestrutura. Pavimentação, limpeza e reclamações sobre buracos nas vias estão entre os problemas mais citados, além da atenção com a saúde, iluminação e segurança pública.
As áreas mais altas do município compreendem 12 bairros. Segundo a divisão administrativa, fazem parte da Região Norte: Carolina, Caturrita, Chácara das Flores, Divina Providência, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Salgado Filho. Já a Região Nordeste é constituída pelos bairros Campestre do Menino Deus, Itararé, Km 3, Menino Jesus, Nossa Senhora das Dores e Presidente João Goulart.
Infraestrutura, segurança e saúde: conheça as necessidades das regiões
Muitos moradores dessas regiões, como a aposentada Normélia Oliveira, 70 anos, passaram boa parte da vida e criaram filhos e netos nessa parte da cidade, o que gera forte percentimento. A idosa mora há mais de quatro décadas na Rua André da Rocha, Bairro Salgado Filho, e, apesar da satisfação, observa pontos que precisam melhorar.
– Moro há 41 anos aqui, e a rua vai de mal a pior. Às vezes, chamamos carro de aplicativo para nos buscar, e eles não querem subir por causa da buraqueira. É horrível – desabafa.
Em outra parte da cidade, no Bairro Itararé, os relatos são semelhantes. Sílvia Barcelos, 65 anos, também aposentada, diz que adora a vizinhança e a rotina diária na comunidade, mas reivindica melhorias.
– Eu acho que a prioridade no momento são as nossas ruas – relata ela.
Ainda no mesmo bairro, há a preocupação por mais segurança. Laci Perez tem 69 anos e mora há 50 na localidade. A cabeleireira relata a necessidade de melhorias na iluminação nos arredores da Rua Visconde de Ferreira Pinto. Segundo ela, a deficiência no serviço afeta a segurança dos moradores.
Já o aposentado José Favero, 81 anos, reside no Perpétuo Socorro há cinco anos e afirma que gostaria de mais agilidade no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que se localiza no bairro.
Para esta segunda reportagem, O Diário solicitou aos sete candidatos à prefeitura de Santa Maria as propostas previstas para essas duas zonas da cidade. O espaço foi delimitado com, no máximo, 650 caracteres.
Confira abaixo as propostas de cada candidato em ordem alfabética:
- Alidio da Luz (PSol)
"Essas regiões foram umas das mais afetadas pelas chuvas de maio. A tragédia climática, uma nova realidade, desnudou uma série de negligências. A falta de investimentos na Defesa Civil por parte do governo do Estado, que acaba refletindo na capacidade de resposta dos municípios, foi uma delas. Nós conquistamos, junto com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSol), R$ 500 mil para a Defesa Civil da cidade. Em um governo do PSol, o investimento em nossa Defesa Civil, assim como ações de educação ambiental terão como objetivo a construção de uma cidade ambientalmente sustentável, essa será uma das prioridades."
- Giuseppe Riesgo (Novo)
"A Região Norte necessita de atenção em diversas áreas, mas desejo destacar três propostas para a região: vamos qualificar, ampliar e fiscalizar o saneamento básico da região, garantindo dignidade e saúde para a população; iremos aprimorar o mapeamento das áreas de risco e manteremos diálogo constante com os moradores a fim de estabelecer metas preventivas para evitar novas tragédias decorrentes de eventos climáticos extremos, como as fortes chuvas que ocorreram em 2024; também buscaremos e destinaremos recursos para a criação e reformas de espaços esportivos, como quadras em praças e ginásios escolares."
- Moacir Alves (PRD)
"Pensando na estrutura do município como um todo, tenho vários pontos que pretendo abordar com a revitalização e o avanço dos trabalhos já iniciados pelas gestões anteriores. Na Região Nordeste de Santa Maria, vou elevar os equipamentos públicos e, na Região Norte, enfrentar o desafio da Unidade de Saúde Kennedy, que precisa ser revitalizada, ampliada e funcionar nos três turnos de atendimento junto ao público. Precisamos revisar o plano diretor para analisar as áreas Norte e Nordeste, especialmente o Campestre. Também darei foco à continuidade do projeto do Parque da Barragem, que será uma prioridade na minha gestão."
- Paulo Burmann (PDT)
"A Região Nordeste é o berço histórico da esquecida ferrovia, que, com a Norte perfaz um espectro urbano com alta densidade populacional, sem a presença da prefeitura. É a evidência da falta de planejamento e cuidado, em que as carências mais visíveis aparecem na falta dos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança e na inexistência de infraestrutura e espaços públicos de esporte e lazer, tão necessários ao bem-estar coletivo. Vou enfrentar esse isolamento com uma subprefeitura local, sabendo que não é um problema isolado. Pontualmente, vou reabrir a Rua 7, reintegrando a região à cidade. Mudar o presente, reconstruir o futuro!"
- Roberta Leitão (PL)
"Iremos priorizar o contato direto com o cidadão, que está na comunidade norte e nordeste da cidade, que carecem de atenção do Poder Executivo. Primeiro, vamos atuar e sanar problemas de infraestrutura da saúde destas regiões, que é precária. Evitar que nossos cidadãos fiquem dois dias com AVC em uma cadeira, sendo que, na região, temos uma UPA, que, muitas vezes, falha no atendimento. Precisamos ter uma gestão séria e responsável nessas unidades. Essa área abrange a zona urbana e rural, e em todas elas vimos um grande descaso com a infraestrutura viária, o que precisa ser resolvido. Conhecemos os problemas e vamos solucioná-los."
- Rodrigo Decimo (PSDB)
"As regiões receberão melhorias que atenderão todo município, como iluminação LED, o turno integral nas escolas, recuperação viária e pavimentação em bairros. Vamos transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em UPA Regional, faremos o terceiro turno na UBS Kennedy e fortaleceremos o atendimento da UBS Estação dos Ventos. Construiremos o Parque da Barragem, revitalizaremos o Complexo Esportivo Guarani-Atlântico e ampliaremos as atividades esportivas no Clube 21 de Abril. Garantiremos a segurança da população em áreas de risco com o Aluguel Social, a implementação do Compra Casa Assistida e investimentos na prevenção de desastres."
- Valdeci Oliveira (PT)
"Tanto na Região Norte como na Nordeste faremos a recuperação da infraestrutura e a reorganização das unidades de saúde, com a ampliação das ESFs e aumento dos agentes de saúde, incluindo a revitalização da UBS do Itararé e o fortalecimento da Casa de Saúde. Iremos instituir o 3º turno de atendimento de saúde na Região Norte (17h às 21h) e reconstruir o Guarany Atlântico, transformando-o em estádio municipal. A revitalização dos espaços de lazer e das ruas, o apoio aos grupos da 3ª Idade e a reestruturação dos CRAS também são necessidades. Agilizar a execução dos projetos de moradia do Minha Casa, Minha Vida no Km 3 é outra meta."
Leia também