Eleições 2024: Regiões Norte e Nordeste reivindicam melhorias na infraestrutura, segurança e saúde

Caroline Souza e Tayline Manganeli

Eleições 2024: Regiões Norte e Nordeste reivindicam melhorias na infraestrutura, segurança e saúde

Beto Albert

Vista do Bairro Chácara das Flores.

Cercada por morros e pontos que oferecem uma vista privilegiada da cidade, os bairros que compõem as regiões norte e nordeste de Santa Maria são descritos por moradores como bons lugares para se viver e cultivar relações entre a vizinhança. Esse é o caso da dona de casa Jocelia Braga, 57 anos, que reside há mais de duas décadas na Rua Passo dos Weber, Chácara das Flores.

– Eu gosto, é um bairro bom, hoje posso sair sem preocupação, porque sei que ninguém mexe na minha casa. Também gosto da paisagem que temos aqui do alto – afirma Jocelia.

Enquanto mostrava a vista panorâmica de prédios intercalados com espaços verdes, a moradora revelou que as áreas altas também são sinônimo de medo para quem mora no entorno, principalmente quando chove. O evento meteorológico que atingiu Santa Maria entre abril e maio provocou o desmoronamento de parte do morro que fica próximo à rua. Para evitar problemas no local, a moradora considera que as áreas de risco merecem mais atenção do poder público a partir de agora.

Jocelia Braga, 57 anos, mora no Bairro Chácara das Flores. Beto Albert


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


Conhecendo as demandas das regiões

Com a proximidade da eleição 2024 – marcada para o dia 6 de outubro – o Diário segue percorrendo as diferentes regiões de Santa Maria para conhecer as demandas da comunidades e o que os candidatos à prefeitura propõem para melhorar essas localidades.

Após ouvir as reivindicações das Regiões Oeste e Centro-Oeste, nesta reportagem, o foco está nas principais vias e bairros das regiões norte e nordeste de Santa Maria. Ao caminhar pelas ruas e conversar com a população, as comunidades apontam que a principal reivindicação é quanto à infraestrutura. Pavimentação, limpeza e reclamações sobre buracos nas vias estão entre os problemas mais citados, além da atenção com a saúde, iluminação e segurança pública.

Igreja Santa Catarina, Bairro Itararé, ponto central da região. Beto Albert


As áreas mais altas do município compreendem 12 bairros. Segundo a divisão administrativa, fazem parte da Região Norte: Carolina, Caturrita, Chácara das Flores, Divina Providência, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Salgado Filho. Já a Região Nordeste é constituída pelos bairros Campestre do Menino Deus, Itararé, Km 3, Menino Jesus, Nossa Senhora das Dores e Presidente João Goulart.


Infraestrutura, segurança e saúde: conheça as necessidades das regiões

Muitos moradores dessas regiões, como a aposentada Normélia Oliveira, 70 anos, passaram boa parte da vida e criaram filhos e netos nessa parte da cidade, o que gera forte percentimento. A idosa mora há mais de quatro décadas na Rua André da Rocha, Bairro Salgado Filho, e, apesar da satisfação, observa pontos que precisam melhorar. 

– Moro há 41 anos aqui, e a rua vai de mal a pior. Às vezes, chamamos carro de aplicativo para nos buscar, e eles não querem subir por causa da buraqueira. É horrível – desabafa.

Em outra parte da cidade, no Bairro Itararé, os relatos são semelhantes. Sílvia Barcelos, 65 anos, também aposentada, diz que adora a vizinhança e a rotina diária na comunidade, mas reivindica melhorias.

– Eu acho que a prioridade no momento são as nossas ruas – relata ela.

Sílvia Barcelos, 65 anos, moradora do Bairro Itararé. Beto Albert


Ainda no mesmo bairro, há a preocupação por mais segurança. Laci Perez tem 69 anos e mora há 50 na localidade. A cabeleireira relata a necessidade de melhorias na iluminação nos arredores da Rua Visconde de Ferreira Pinto. Segundo ela, a deficiência no serviço afeta a segurança dos moradores.

Já o aposentado José Favero, 81 anos, reside no Perpétuo Socorro há cinco anos e afirma que gostaria de mais agilidade no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que se localiza no bairro.

José Favero, 81 anos, reside no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.Beto Albert


Para esta segunda reportagem, O Diário solicitou aos sete candidatos à prefeitura de Santa Maria as propostas previstas para essas duas zonas da cidade. O espaço foi delimitado com, no máximo, 650 caracteres.

Confira abaixo as propostas de cada candidato em ordem alfabética:

  • Alidio da Luz (PSol)
    "Essas regiões foram umas das mais afetadas pelas chuvas de maio. A tragédia climática, uma nova realidade, desnudou uma série de negligências. A falta de investimentos na Defesa Civil por parte do governo do Estado, que acaba refletindo na capacidade de resposta dos municípios, foi uma delas. Nós conquistamos, junto com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSol), R$ 500 mil para a Defesa Civil da cidade. Em um governo do PSol, o investimento em nossa Defesa Civil, assim como ações de educação ambiental terão como objetivo a construção de uma cidade ambientalmente sustentável, essa será uma das prioridades."
  • Giuseppe Riesgo (Novo)
    "A Região Norte necessita de atenção em diversas áreas, mas desejo destacar três propostas para a região: vamos qualificar, ampliar e fiscalizar o saneamento básico da região, garantindo dignidade e saúde para a população; iremos aprimorar o mapeamento das áreas de risco e manteremos diálogo constante com os moradores a fim de estabelecer metas preventivas para evitar novas tragédias decorrentes de eventos climáticos extremos, como as fortes chuvas que ocorreram em 2024; também buscaremos e destinaremos recursos para a criação e reformas de espaços esportivos, como quadras em praças e ginásios escolares."
  • Moacir Alves (PRD) 
    "Pensando na estrutura do município como um todo, tenho vários pontos que pretendo abordar com a revitalização e o avanço dos trabalhos já iniciados pelas gestões anteriores. Na Região Nordeste de Santa Maria, vou elevar os equipamentos públicos e, na Região Norte, enfrentar o desafio da Unidade de Saúde Kennedy, que precisa ser revitalizada, ampliada e funcionar nos três turnos de atendimento junto ao público. Precisamos revisar o plano diretor para analisar as áreas Norte e Nordeste, especialmente o Campestre. Também darei foco à continuidade do projeto do Parque da Barragem, que será uma prioridade na minha gestão."
  • Paulo Burmann (PDT) 
    "A Região Nordeste é o berço histórico da esquecida ferrovia, que, com a Norte perfaz um espectro urbano com alta densidade populacional, sem a presença da prefeitura. É a evidência da falta de planejamento e cuidado, em que as carências mais visíveis aparecem na falta dos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança e na inexistência de infraestrutura e espaços públicos de esporte e lazer, tão necessários ao bem-estar coletivo. Vou enfrentar esse isolamento com uma subprefeitura local, sabendo que não é um problema isolado. Pontualmente, vou reabrir a Rua 7, reintegrando a região à cidade. Mudar o presente, reconstruir o futuro!"
  • Roberta Leitão (PL) 
    "Iremos priorizar o contato direto com o cidadão, que está na comunidade norte e nordeste da cidade, que carecem de atenção do Poder Executivo. Primeiro, vamos atuar e sanar problemas de infraestrutura da saúde destas regiões, que é precária. Evitar que nossos cidadãos fiquem dois dias com AVC em uma cadeira, sendo que, na região, temos uma UPA, que, muitas vezes, falha no atendimento. Precisamos ter uma gestão séria e responsável nessas unidades. Essa área abrange a zona urbana e rural, e em todas elas vimos um grande descaso com a infraestrutura viária, o que precisa ser resolvido. Conhecemos os problemas e vamos solucioná-los."
  • Rodrigo Decimo (PSDB)
    "As regiões receberão melhorias que atenderão todo município, como iluminação LED, o turno integral nas escolas, recuperação viária e pavimentação em bairros. Vamos transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em UPA Regional, faremos o terceiro turno na UBS Kennedy e fortaleceremos o atendimento da UBS Estação dos Ventos. Construiremos o Parque da Barragem, revitalizaremos o Complexo Esportivo Guarani-Atlântico e ampliaremos as atividades esportivas no Clube 21 de Abril. Garantiremos a segurança da população em áreas de risco com o Aluguel Social, a implementação do Compra Casa Assistida e investimentos na prevenção de desastres."
  • Valdeci Oliveira (PT)
    "Tanto na Região Norte como na Nordeste faremos a recuperação da infraestrutura e a reorganização das unidades de saúde, com a ampliação das ESFs e aumento dos agentes de saúde, incluindo a revitalização da UBS do Itararé e o fortalecimento da Casa de Saúde. Iremos instituir o 3º turno de atendimento de saúde na Região Norte (17h às 21h) e reconstruir o Guarany Atlântico, transformando-o em estádio municipal. A revitalização dos espaços de lazer e das ruas, o apoio aos grupos da 3ª Idade e a reestruturação dos CRAS também são necessidades. Agilizar a execução dos projetos de moradia do Minha Casa, Minha Vida no Km 3 é outra meta."

Leia também 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: consulta a locais de voto está disponível para quem solicitou transferência temporária de seção Anterior

Eleições 2024: consulta a locais de voto está disponível para quem solicitou transferência temporária de seção

Eleições 2024: caminhadas, Feira do Livro e Parada Livre marcam a agenda do fim de semana dos candidatos ao Executivo de Santa Maria Próximo

Eleições 2024: caminhadas, Feira do Livro e Parada Livre marcam a agenda do fim de semana dos candidatos ao Executivo de Santa Maria

Política