Foto: Pedro Piegas (BD)
Uma série de medidas estruturais vem sendo realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria desde o início da atual legislatura e que referem-se à organização e segurança da Casa e do público que faz uso do prédio da Vale Machado, tanto vereadores e servidores, quanto a população. Atualmente, está sendo instalado o acrílico, demarcando de forma visual, as áreas das galerias e do plenário do Parlamento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O Procurador do Legislativo, Lucas Saccol explicou, na manhã de segunda-feira (22), em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da rádio CDN (93,5 FM), a dinâmica da obra. Segundo ele, foi aguardado o período de recesso da Casa – que vai até 31 de julho – para não atrapalhar o fluxo do público que acessa o espaço. A etapa da colocação do acrílico demarcará as áreas entre o Plenário e as galerias, com o objetivo de evitar interferências durante a captação da TV Câmara e dentro das atividades durante as sessões e reuniões das comissões.
– Ele vem como uma forma de auxiliar, igualmente, nesse conjunto de medidas de segurança que a gente atende, inclusive, isso é importante destacar, as recomendações que recebemos de formas reiteradas dos próprios órgãos de segurança, quando são demandados aqui na Casa, tendo em vista que, muitas vezes, são recebidas autoridades, solenidades, enfim. É necessário haver essa visualização das áreas que são de livre acesso e não são de livre acesso. Então, é por isso que essas medidas, esse conjunto todo, estão sendo feitas e vão ser deixadas, também para as próximas legislaturas – afirmou Saccol.
Ainda conforme o procurador, para chegar a esse modelo, foram feitas verificações prévias em outros Parlamentos, buscando referências de como ocorria a organização em Plenário. Neste primeiro momento, ele ressalta que será um período de orientação e adaptação por parte das pessoas que acessam à Câmara.
– Nós temos uma responsabilidade em relação às pessoas que frequentam o Legislativo e a gente precisa garantir que todos participem, estejam aqui, fiscalizem, acompanhem, mas de forma segura e de forma organizada – acrescenta o responsável pelo setor jurídico.
Em relação ao valor investido, ele afirma que, incluindo as outras melhorias em prol da segurança da Câmara de Vereadores, ultrapassa os R$ 100 mil. Só acrílico, que é um tipo de material especifico adquirido pelo Legislativo, está estimado em cerca de R$ 30 mil.
Confira outras melhorias realizadas anteriormente:
- Implementação de um novo sistema de segurança de imagens, com objetivo de modernizar a captação do circuito de TV;
- Implementação do botão anti-pânico, para resguardar situações de emergência que envolvam as pessoas que estão dentro do Parlamento;
- Compra de novos equipamentos para as seções administrativas do Legislativo;
- Aquisição de treinamentos para os servidores estarem aptos em situações de emergência e atender adequadamente o público dentro de uma sessão ou reunião de comissão.
Leia mais
Curiosidades das urnas: quais auditorias são feitas
Eleitores têm um mês para realizar transferência temporária de local de votação