Segurança

Justiça ordena mais equipamentos para a Guarda Municipal de Santa Maria

Maurício Araujo

A prefeitura de Santa Maria tem 30 dias para cumprir decisão da Justiça que determina que o município forneça todos os uniformes e equipamentos previstos em decreto aos guardas municipais da cidade. O prazo de 30 dias começa a contar a partir do recebimento da intimação por parte da prefeitura. Caso não cumpra a determinação, o município fica proibido de empregar os servidores em atividades de campo, o que significa que os 163 guardas municipais teriam de permanecer na sede ou serem realocá-los para serviços burocráticos.

A Associação dos Guardas Municipais de Santa Maria (AGMSM) procurou a Justiça em junho deste ano, após alegar que não tinha condições de trabalho por falta de equipamentos, o que colocaria em risco a segurança dos agentes. A prefeitura informou que ainda não foi intimada, mas afirma que tentará cumprir, na medida do possível, a determinação da 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini _ cuja secretaria é a responsável pela Guarda Municipal _, alguns materiais já foram licitados e outros estão em andamento. Entretanto, o prazo de 30 dias, segundo Passini, pode não ser cumprido, pois, afirma, os processos de aquisição dependem de licitações.

_ É um direito dos trabalhadores pedir melhores condições de trabalho _ afirma o secretário.

O presidente da AGMSM, Marcelo Siqueira Lobo de Ávila, afirma que, antes de recorrer à Justiça, a associação procurou as secretarias responsáveis _ em 2012, a Secretaria de Relações de Governo e Comunicação, e, em fevereiro de 2014, a Secretaria de Mobilidade Urbana, mas, segundo ele, não houve retornos positivos para os pedidos.

_ Só queremos o que foi previsto no decreto municipal 77/2012, que previa esses equipamentos. Não tê-los compromete nossa segurança _ explica Ávila.

A assessoria da Procuradoria Jurídica da prefeitura informou que, até as 18h desta terça-feira, não havia recebido a intimação.

Os equipamentos previstos no decreto 77/2012

- Reposição anual de farda completa
- Fiel amarelo (cordão que segura o apito)
- Cinto de nylon preto
- Colete balístico
- Cinturão de nylon preto com porta-algemas
- Munição
- Bastão e coldre
- Algemas de metal
- Instrumento de comunicação à distância
- Insígnia (distintivo que identifique a Guarda Municipal)
- Spray de pimenta e arma não letal (taser)

* Leia mais na edição impressa do Diário de Santa Maria de amanhã

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ao verificar possível furto, homem é recebido a tiros em Três Barras

Próximo

Adolescente de 13 anos foi apreendido com 11 pedras de crack em Santa Maria

Polícia/Segurança