A Polícia Civil de Restinga Sêca prendeu um homem suspeito de se aliar a detentos para extorquir comerciantes do município. Na manhã desta quarta-feira (25), no Bairro Iberê Camargo, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o investigado, que tem 41 anos e possui antecedentes por lesão corporal e apropriação de bens de idoso.
De acordo com a investigação, coordenada pela delegada Elizabete Shimomura, o suspeito praticou diversas extorsões contra empresários locais ao longo de 2024. A função dele seria filmar a fachada dos comércios e repassar as imagens a criminosos que se encontram presos.
Posteriormente, os detentos, de posse de celulares dentro das celas, enviavam mensagens ameaçadoras às vítimas, exigindo que fossem realizados depósitos em dinheiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nas ameaças, os presos se identificavam como integrantes de facção criminosa. Eles mandavam os vídeos gravados pelo homem preso nesta quarta-feira e outras imagens de pessoas portando armas de fogo, cujo áudio era editado e direcionado ao proprietário do estabelecimento comercial alvo da extorsão.
O comparsa dos detentos foi levado para o Presídio Estadual de Agudo.
Denúncias
Segundo a polícia, a colaboração da comunidade fornecendo informações sob sigilo aos investigadores ajudou nas investigações. A Delegacia de Restinga Sêca informa que denúncias de crimes pode ser feitas pelo celular (55) 98428-7825.