Foto: Beto Albert (Diário)
Mais que outros encontros que ainda venham a acontecer, antes da eleição, que ninguém duvide: será o debate desta segunda-feira (30), promovido pelo Grupo Diário, que vai mostrar a estratégia a ser utilizada pelas candidaturas, sobretudo as mais competitivas, nos últimos cinco dias de campanha.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Imagina-se, ou se projeta, uma disputa com dois alvos principais: o petista Valdeci Oliveira e o tucano Rodrigo Decimo. Que tendem a ser fustigados por Giuseppe Riesgo, do Novo, e Roberta Leitão, do PL. Aliás, talvez ambos joguem suas últimas fichas na tentativa de forçar e chegar ao segundo turno.
Luneta
Encrenca
Áudio vazado de grupo de “whats app” dos integrantes de partido médio da cidade, traz a voz do maior líder da agremiação, e está dando o que falar. O colunista recebeu o material de duas fontes distintas e a voz é cristalina. Assim como o conteúdo: estão todos liberados para se aliar e apoiar a quem desejarem, pois não teria sido cumprido um acordo prévio de recursos para a campanha. Pois é.
Nas ruas
Os gabinetes dos vereadores, no Palacete da Vale Machado, estão cada vez mais vazios. Encontrar um detentor de cargo de confiança, mesmo no horário em que o local está com expediente externo, é algo raro. Nesses últimos dias de campanha eleitoral, essa é a prioridade máxima de todos os parlamentares que, claro, distribuem tarefas para as assessorias. Estas estão nas ruas, para convencer eleitores.
Sem palanque
Uma comissão já foi criada (Especial para averiguar a questão das cozinhas comunitárias). Outra está por sair (de Inquérito, para tratar da Corsan e dos poços artesianos). Nenhuma delas, no entanto, por conta da lei, pelo menos até o eventual segundo turno, terá espaço na TV Câmara. O que limita, senão impede, o proselitismo eleitoral. Palpite: ficarão para depois, se é que terão mesmo livre curso.
O substituto
Não se sabe, até o fechamento desta coluna, se Jorge Pozzobom vai mesmo se licenciar ou tirar férias, para ajudar na campanha de Rodrigo Decimo à prefeitura. O certo é que, se ele sair, quem assume não é Manoel Badke (foto), como aqui se afirmou semana passada. Ele legalmente não pode, pois seu filho é candidato a vereador. Nesse caso, quem vira prefeito é o vice-presidente da Câmara, Pablo Pacheco.
Para fechar
Ao menos três carreatas estão previstas para este que é o último final de semana antes da eleição. Além disso, são caminhadas e mais caminhadas, no centro (na manhã de sábado) e na periferia (nos demais turnos dos dois dias).
Assim, partidos e candidatos se mobilizam para conquistar votos indecisos. Quantos são, não se sabe. Mas certamente podem ser decisivos, tanto para a prefeitura quanto à Câmara.