Eleições 2024: o que dizem os prefeituráveis sobre a retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria



Em uma sabatina acerca da retomada do Carnaval de Rua, os seis candidatos a prefeito de Santa Maria presentes na atividade assinaram um compromisso de construir uma proposta para a realização da festa popular na cidade, que não ocorre desde 2016. Participaram da sabatina: Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). A candidata do PL, Roberta Leitão, não compareceu porque tinha outra agenda.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A partir da sabatina, organizada, na última segunda-feira (23), pelo Grupo de Trabalho Unidos pelo Samba e com a participação de representantes de escolas de samba, a coluna perguntou aos prefeituráveis qual a proposta para a retomada do Carnaval de Rua e a partir de que data. A candidata Roberta Leitão, que não estava no encontro, também foi ouvida.


Confira o que disseram os candidatos sobre o Carnaval

A ordem é alfabética e o espaço foi delimitado em até 600 caracteres.


Alidio da Luz (PSol)
“A retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria é fundamental, não apenas por ser uma das mais importantes manifestações da nossa cultura popular, espaço de resistência da população negra e trabalhadora, mas também pelas possibilidades de geração de emprego e renda, desde a preparação dos desfiles até a arrecadação a partir do público. A prefeitura deve ser um agente incentivador e promotor desse evento, contribuindo para o financiamento, e dando o apoio com a infraestrutura, a exemplo do que ocorre com outros eventos, como a Calourada. Tudo isso, em constante diálogo e parceria com as escolas”.


Giuseppe Riesgo (Novo)
“O Carnaval de Rua é um evento cultural de extrema importância na história de Santa Maria. Acreditamos que é um vetor para o desenvolvimento econômico e turístico da nossa cidade e possui potencial para ser o maior Carnaval do interior do Estado. Iremos retomar o Carnaval de Rua em grande magnitude a partir de 2026, em um formato majoritariamente custeado pela iniciativa privada. A prefeitura não necessita desembolsar grandes cifras para retomar o Carnaval, precisa, apenas, de coragem para construir um evento de grande porte e diálogo para encontrar as empresas parceiras para viabilizar o projeto”.


Paulo Burmann (PDT)
“Retomar o Carnaval de Rua, juntamente com a criação de um sambódromo multiuso, com o objetivo de retomar uma das mais importantes manifestações culturais da nossa cidade e, como um ponto de encontro para a comunidade, proporcionando que o povo volte a se apropriar do seu Carnaval. Além de sediar desfiles comemorativos, será espaço para formação integral e profissionalizante, articulando educação, cultura e cidadania. Através do diálogo com a população, levaremos a cultura a todos os bairros, para que a alegria e a tradição do carnaval alcancem a todos, fortalecendo nossa identidade e unidade”.


Roberta Leitão (PL)
“Carnaval de Santa Maria é uma prioridade do nosso governo, vamos incentivar e apoiar a organização das escolas de samba nos bairros, criando um calendário especial e diversificado desde a Região Oeste até Região Leste passando pelo Centro. Importante a valorização da nossa cultura e das nossas tradições. Vamos valorizar as escolas para profissionalizar e viabilizar condições de, através de empreendedorismo, criar emprego e renda através dessa importante festa que é o Carnaval. Vamos integrar, através do Carnaval as comunidades trazendo a família para desfrutar com segurança de uma importante festa do nosso calendário cultural. Inclusive, faz parte da minha vida, já tive a honra de desfilar na Portela, minha escola do coração no RJ”.


Rodrigo Decimo (PSDB)
“Como conversado com as escolas de samba, comprometemo-nos com o desfile desde que as agremiações tenham seus CNPJs regularizados, podendo, assim, receber repasse de recursos públicos. A partir deste passo, podemos dar andamento ao processo. É possível realizar o evento mediante o tripé: 1) regularização das escolas; 2) poder público concedendo a infraestrutura; 3) participação da iniciativa privada. A Secretaria de Cultura sempre esteve com as portas abertas às agremiações e, assim permanecerá para de forma conjunta e respeitando as leis, retomar o desfile quando forem feitas as regularizações”.


Valdeci Oliveira (PT)
“Nosso programa de governo foi construído de forma democrática, inclusive com a participação de muitos agentes do Carnaval. Propomos o constante diálogo com as escolas de samba a fim de fortalecer os projetos sociais e culturais por elas realizadas o ano todo. Trabalharemos conjuntamente para buscar recursos junto ao Ministério da Cultura e leis de incentivos, além de capacitar os agentes culturais para a formação em gestão. Temos compromisso de resgatar o Carnaval da Cidadania, inclusive envolvendo os bairros e vilas, fomentando a economia local e valorizando o propósito social das escolas”.


*O candidato Moacir Alves (PRD) não enviou a resposta.


Leia mais

Eleições 2024: último final de semana de campanha tem caminhadas e carreatas na agenda dos candidatos ao Executivo de Santa Maria

Eleições 2024: confira os partidos dos candidatos a prefeito de Santa Maria que integram os governos Lula e Leite

Eleições 2024: no vestibular a vereador, são 12 por vaga em Santa Maria; confira o listão dos candidatos ao Legislativo


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Candidatos do PSDB e PT recebem reforço na campanha Anterior

Candidatos do PSDB e PT recebem reforço na campanha

Eleições 2024: confira os partidos dos candidatos a prefeito de Santa Maria que integram os governos Lula e Leite Próximo

Eleições 2024: confira os partidos dos candidatos a prefeito de Santa Maria que integram os governos Lula e Leite

Jaqueline Silveira