Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Uma investigação desenvolvida pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, desencadeou uma operação que desarticulou um esquema criminoso de furto e desmanche de caminhões no Rio Grande do Sul.
Cerca de 300 agentes da Polícia Civil cumpriram 81 ordens judiciais nas cidades gaúchas de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas e também em Londrina, Rolândia e Ibiporã no Paraná.
Além da prática de furto e desmanche de caminhões, os suspeitos são investigados por estelionato, extorsão e enriquecimento ilícito.
Até o momento, 18 pessoas foram presas nos dois estados. Com os criminosos foram apreendidas drogas, munições, celulares, rádio comunicador, balança de precisão, equipamento bloqueador de sinal e adesivos usados pra falsificar chassis de caminhão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Relação com Santa Maria
Conforme o Delegado André Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, em setembro do ano passado, dois caminhões foram furtados do pátio de um hotel na RSC-287 em Santa Maria e desmanchados em um galpão alugado na cidade.
O grupo que é de São Leopoldo, na Região Metropolitana, era especializado no furto de caminhões, adulteração de componentes automotores, receptação, extorsões, estelionato e lavagem de dinheiro.
De acordo com o Diefenbach, o líder da organização atuava em conjunto com irmãos, e juntos possuem diversos antecedentes criminais, com indiciamentos por tráfico de drogas, roubo, posse de arma de fogo, furto e receptação.
Leia mais
- Identificadas as duas vítimas de acidente na BR-290 em Rosário do Sul
- Prefeito de Restinga Sêca se envolve em acidente de trânsito na RSC-287
- Jovem encontrado morto na Estrada do Perau seria autor de tiros em comício de Bagé