Pesquisa pública a caminho e a influência na eleição a prefeito

Pesquisa pública a caminho e a influência na eleição a prefeito

Foto: Beto Albert (Diário)

Logo após fechada a coluna, veio a informação, do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata do PL, Roberta Leitão, é a contratante do Igape (Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião), que fará uma pesquisa com 700 eleitores entre o domingo (29) e a segunda (30). A divulgação é prevista para a próxima quarta-feira (2).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


À exceção da pesquisa contratada pela candidata do PL, era algo que, ao menos neste século, ainda não havia acontecido (a não divulgação de pesquisa em Santa Maria). É o paraíso para quem acha que a divulgação dessas informações é indutora de voto. Mas também terreno fértil para as pesquisas feitas apenas para consumo interno e que norteiam as estratégias montadas nas campanhas.

 
Três delas, recentes, chegaram ao conhecimento do colunista. E todas, com ligeiras variações numéricas, no limite da margem de erro, mostrando basicamente um mesmo movimento. Ambas indicam hoje um segundo turno para o qual parece inevitável a ida do petista Valdeci Oliveira.

 
Também há um indicativo favorável à candidatura governista de Rodrigo Decimo como o provável oponente. Mas tudo isso terá de ser demonstrado nas urnas e ainda faltam exatos oito dias para o pleito. E o tucano é fustigado desde o início da campanha por pelo menos dois pretendentes diretos à vaga. No caso, o novista Giuseppe Riesgo e a liberal Roberta Leitão.

 
Há, e o escriba viu ao longo dos últimos dias, “informações” que, conforme a fonte, põem Decimo, Giuseppe ou Roberta no turno final, a ser disputado em 27 de outubro.


Aliás, aparentemente foi afastado o temor, entre as candidaturas de centro e direita, de que o nome da centro-esquerda pudesse levar já no turno inicial. Aparentemente, essa hipótese está hoje afastada.

 
Resumo da ópera: mais que os operadores políticos é o eleitor que está sem rumo, com a ausência de pesquisas públicas. Os candidatos e seus articuladores, não. Ao contrário, são essas as informações balizadoras do discurso dos candidatos e os alvos escolhidos para o ataque político dos dias derradeiros da campanha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Debate do Grupo Diário vai definir estratégia da reta final Anterior

Debate do Grupo Diário vai definir estratégia da reta final

Candidatos bons de votos a mais e vagas de menos na disputa à Câmara Próximo

Candidatos bons de votos a mais e vagas de menos na disputa à Câmara

Claudemir Pereira