Foto: Beto Albert (Diário)
Logo após fechada a coluna, veio a informação, do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata do PL, Roberta Leitão, é a contratante do Igape (Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião), que fará uma pesquisa com 700 eleitores entre o domingo (29) e a segunda (30). A divulgação é prevista para a próxima quarta-feira (2).
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À exceção da pesquisa contratada pela candidata do PL, era algo que, ao menos neste século, ainda não havia acontecido (a não divulgação de pesquisa em Santa Maria). É o paraíso para quem acha que a divulgação dessas informações é indutora de voto. Mas também terreno fértil para as pesquisas feitas apenas para consumo interno e que norteiam as estratégias montadas nas campanhas.
Três delas, recentes, chegaram ao conhecimento do colunista. E todas, com ligeiras variações numéricas, no limite da margem de erro, mostrando basicamente um mesmo movimento. Ambas indicam hoje um segundo turno para o qual parece inevitável a ida do petista Valdeci Oliveira.
Também há um indicativo favorável à candidatura governista de Rodrigo Decimo como o provável oponente. Mas tudo isso terá de ser demonstrado nas urnas e ainda faltam exatos oito dias para o pleito. E o tucano é fustigado desde o início da campanha por pelo menos dois pretendentes diretos à vaga. No caso, o novista Giuseppe Riesgo e a liberal Roberta Leitão.
Há, e o escriba viu ao longo dos últimos dias, “informações” que, conforme a fonte, põem Decimo, Giuseppe ou Roberta no turno final, a ser disputado em 27 de outubro.
Aliás, aparentemente foi afastado o temor, entre as candidaturas de centro e direita, de que o nome da centro-esquerda pudesse levar já no turno inicial. Aparentemente, essa hipótese está hoje afastada.
Resumo da ópera: mais que os operadores políticos é o eleitor que está sem rumo, com a ausência de pesquisas públicas. Os candidatos e seus articuladores, não. Ao contrário, são essas as informações balizadoras do discurso dos candidatos e os alvos escolhidos para o ataque político dos dias derradeiros da campanha.