BM promove palestras sobre atuação da instituição para imprensa de Santa Maria e Cachoeira do Sul

BM promove palestras sobre atuação da instituição para imprensa de Santa Maria e Cachoeira do Sul

Foto: Letícia Klusener (Diário)

Com o intuito de esclarecer sobre as atividades da Brigada Militar, ocorreu na quinta-feira (11) o 1º Workshop para a Imprensa, no Comando de Instrução Central da BM, em Itaara. Na ocasião foi discutido a atenção da instituição com a saúde mental dos militares e familiares destes, o trabalho no combate aos crimes ambientais e instrumentos utilizados durante as atividades. A palestra contou com cerca de 10 profissionais de comunicação de Santa Maria e Cachoeira do Sul. 


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A ideia do Workshop foi pensada pelo major Alexandre Lacerda, instrutor de tiro e chefe da 3ª e 4ª seção do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO). Segundo ele, o projeto foi elaborado para a instituição conseguir se aproximar ainda mais da imprensa, para que seja compreensível os processos do trabalho: 


– Nossa ideia é que a imprensa se aproxime do nosso trabalho para conhecer o funcionamento dos nossos treinamentos, nossas organizações, quartéis, entre outros. Com isso, acreditamos que é possível derrubar as barreiras que possam existir entre imprensa e polícia para podermos auxiliar e difundir as nossas práticas e ações. O ano de 2024 tem sido um ano frutífero. Estamos atuando forte em ações, prisões e apreensões. Estamos com a tropa na rua trabalhando fortemente, tanto em Santa Maria quando nos municípios que compõem o CRPO Central – explica Lacerda. 

Discussões

Foto: Letícia Klusener (Diário)

A primeira apresentação foi sobre saúde mental com a capitã Bárbara Guasso Reginatto. Em 2023 foram realizados 23.312 atendimentos de consultas psicológicas, psiquiátricas e em grupo no Rio Grande do Sul. O número equivale a um aumento de 290% em relação a 2018, quando houve 5.972. Todos os militares que participam de alguma ação onde há ferimento de algum indivíduo é encaminhado para procedimento de avaliação. Com o laudo é definido se este profissional está apto para retornar ao trabalho com armamento ou não. Conforme explicado, a crescente se deve tanto pela necessidade desses profissionais, quanto um maior entendimento sobre a importância de se falar sobre saúde mental:


– Sabemos o quanto é importante o bem-estar das pessoas atualmente. É importante que estejamos saudáveis e aptos para realizarmos as atividades do dia a dia e dentro da Brigada isso não é diferente, pelo contrário, é um ambiente muito estressante. A BM vem investindo cada vez mais nesse acompanhamento dos profissionais para que eles estejam aptos a exercerem suas atividades. Precisamos também cuidar de quem cuida da gente enquanto civis – diz a capitã Bárbara. 


Um projeto iniciado pela BM é o Programa Anjos. É um curso no qual profissionais com determinado perfil realizam capacitação para serem a escuta onde estiverem. Eles, após formados, estão capacitados para encaminhar um policial a uma ajuda especializada com psicólogos e psiquiatras. São 441 "anjos" espalhados pelo Estado. Após a formação é necessário que estes profissionais participem também de programas de reciclagem.


O capitão Ademir Moreira Gracioli foi o responsável por ministrar a atividade sobre atividade da BM quanto aos crimes ambientais. Durante a tragédia climática, entre 30 de abril a 3 de maio, os profissionais da região participaram de 148 salvamentos de pessoas e 13 de animais em Santa Maria. Além disso, também atuaram em ações humanitárias em algumas localidades da Quarta Colônia. 


Quanto aos crimes ambientais, o capitão explicou que o Batalhão Ambiental trabalha na fiscalização na fauna e na flora. Um trabalho pontuado, quanto aos crimes que competem aos animais, é em parceria com o projeto São Braz. Dados do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar apontam que no 1° semestre de 2024, 566 pessoas foram presas por crime ambiental, 997 animais foram resgatados, 23.551 metros de redes apreendidas, 364 ocorrências de maus-tratos e 3.742.647,02 metros quadrados de área degradada


Outra atividade realizada foi a apresentação dos instrumentos de menor potencial ofensivo utilizado pela Brigada. Na ocasião, foram mostrados agentes que causam irritação como pimenta e lacrimogêneo, som, luz e fumaça. Além disso, também foram exemplificadas ações realizadas durante manifestações e jogos de futebol, onde o trabalho da BM é principalmente trabalhar estrategicamente em caso de tumulto. 


Após as palestras os profissionais de comunicação presente tiveram a oportunidade de manusear alguns gases utilizados para dispersão. A última atividade foi a apresentação dos policiais das armas de fogo utilizadas durante policiamento e operações. 

Foto: Letícia Klusener (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veículo é recuperado três horas depois de furto em Santa Maria Anterior

Veículo é recuperado três horas depois de furto em Santa Maria

Jovem é preso após roubar mais de R$ 700 em barras de chocolate em Santa Maria Próximo

Jovem é preso após roubar mais de R$ 700 em barras de chocolate em Santa Maria

Polícia/Segurança