Juiz mantém prisão de suspeitos por assassinato de professores da UFSM em Mato Castelhano

Juiz mantém prisão de suspeitos por assassinato de professores da UFSM em Mato Castelhano

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Em audiência de custódia realizada na última segunda-feira (29), o Juiz de Direito Luciano Bertolazi Gauer, da 3ª Vara Criminal de Passo Fundo, determinou a continuidade da prisão temporária de dois homens acusados de participarem de um roubo que culminou na morte de dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na madrugada de quinta-feira (25), durante um assalto a um hotel na cidade de Mato Castelhano, na Região Norte do Estado.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

De acordo com o delegado Diogo Ferreira, responsável pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os dois suspeitos foram identificados e localizados no sábado (27). Pela manhã, o primeiro suspeito foi encontrado em um hotel no centro de Passo Fundo. O segundo investigado foi identificado e preso no Bairro Parque Farroupilha, à tarde. Ambos foram reconhecidos por vítimas do assalto.


Os professores Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35 anos, foram assassinados durante a tentativa de roubo no restaurante e hotel em Mato Castelhano. Segundo a polícia, os suspeitos estavam hospedados no estabelecimento e, por volta das 4h, anunciaram o assalto. Eles renderam e amarraram os presentes no local. Durante a ação, as vítimas foram obrigadas a deitar no chão e, ao tentarem se levantar, foram baleadas e mortas pelos criminosos.


Relembre o caso

O crime aconteceu na madrugada de quinta (25), durante um assalto ao hotel onde estavam hospedados em Mato Castelhano, na região norte do Estado.  As vítimas, junto de outro professor, acompanhavam um grupo de 15 estudantes do curso de Engenharia Florestal para uma atividade acadêmica da disciplina de Práticas Florestais, na Floresta Nacional de Passo Fundo. 


Os professores e alunos estavam hospedados no Hotel Romanttei, que fica na BR-285. De acordo com as investigações, o grupo chegou no local durante o assalto. 


De acordo com o delegado para o Diário, na quinta-feira (25), um dos professores teria rompido o lacre de plástico usado para imobilizá-lo e reagido ao assalto. Nessa reação, os criminosos atiraram, gerando tumulto. O outro docente teria tentado intervir e também acabou morto a tiros. Essas informações partiram dos relatos das testemunhas que estavam no hotel no momento do crime. 


O corpo do professor Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, foi velado na Reitoria da UFSM na noite de quinta (25). As homenagens ao docentes foram realizadas no Salão Imembuí, que fica no 2º andar do prédio da Reitoria, no campus de Camobi. 


Já o professor Felipe Turchetto, foi velado a partir das 22h30min na capela de Linha Zanatta, no município de Taquaruçu do Sul, de onde era natural. O sepultamento ocorreu na tarde de sexta (26), no mesmo local.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reconstituição de ritual em cemitério no interior de Formigueiro conta com presença de policiais e envolvidos no crime Anterior

Reconstituição de ritual em cemitério no interior de Formigueiro conta com presença de policiais e envolvidos no crime

Polícia Federal realiza operação de repressão à importação ilegal de celulares em Santa Maria e outras sete cidades do RS e SC Próximo

Polícia Federal realiza operação de repressão à importação ilegal de celulares em Santa Maria e outras sete cidades do RS e SC

Polícia/Segurança