Foto: Polícia Federal
Prisões no Estado, ocorreram em Porto Alegre e Alvorada
Dois homens de 43 e 67 anos, foram presos na manhã desta terça-feira (30) no Rio Grande do Sul pela Polícia Federal, durante a Operação Leafdown, que busca combater crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil. A operação ocorre simultaneamente nas cinco regiões do Brasil, envolvendo aproximadamente 200 policiais federais.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A operação cumpre 40 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Os investigados estão sendo responsabilizados por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
No Rio Grande do Sul, cerca de 30 policiais estiveram envolvidos na operação, cumprindo seis mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas no estado: um aposentado de 67 anos por indícios de abuso, que estava com uma criança em Alvorada, e um técnico de informática de 43 anos em Porto Alegre. A criança de seis anos, resgatada na casa do aposentado em Alvorada, foi levada ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para receber os devidos cuidados.
O nome "Leafdown" faz referência ao processo investigativo que visa desmantelar redes de usuários envolvidos na aquisição e distribuição de material de abuso sexual infantojuvenil. Essas redes operam em ambientes cibernéticos específicos e muitas vezes têm alcance internacional, disponibilizando arquivos para criminosos em outros países.
A Polícia Federal destaca a importância da vigilância e orientação por parte dos pais e responsáveis. É crucial monitorar a atividade dos filhos tanto no mundo virtual quanto no físico para protegê-los dos riscos de abuso sexual. A prevenção desempenha um papel vital na garantia da segurança e bem-estar das crianças e adolescentes.
A Operação Leafdown ressalta o compromisso da Polícia Federal em combater crimes contra a infância e a adolescência, protegendo os mais vulneráveis e assegurando que os responsáveis por tais crimes enfrentem a justiça.