Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)
A maioria dos presos no Rio Grande do Sul é do sexo masculino, branco, tem até 45 anos e não completou o Ensino Médio. Os dados quantitativos dos 45,4 mil apenados gaúchos estão disponíveis em um painel virtual, aberto ao público, desenvolvido pelo Observatório do Sistema Prisional da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). O material foi lançado durante reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário na quinta-feira, na Cadeia Pública de Porto Alegre.
– O painel terá um papel fundamental na execução e implantação de políticas públicas mais assertivas, baseadas em dados. Temos o compromisso de garantir um tratamento penal adequado às pessoas privadas de liberdade, com foco nas especificidades que permeiam o ambiente prisional e no respeito à dignidade humana – disse o titular da secretaria, Luiz Henrique Viana.
Em março, foi lançado um painel com foco nas mulheres privadas de liberdade. Desta vez, um único material abrangerá toda a população prisional do Rio Grande do Sul, com atualização diária.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ferramenta
O secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, destacou que a disponibilização desse material também tornará mais transparente o acesso a dados relacionados ao sistema penal. O painel é uma ferramenta Business Intelligence (BI), que extrai do Infopen-RS, o sistema de gerenciamento das informações penitenciárias do Estado, dados quantitativos das pessoas recolhidas.
– Historicamente, já disponibilizamos o mapa prisional, com o número de recolhidos por estabelecimento, mas, observando os questionamentos que são encaminhados à administração, surgiu a ideia de montar um perfil geral da população. O objetivo dessa iniciativa é também subsidiar a tomada de decisão dos gestores e de outros parceiros que desejem propor ações – disse Kurtz, que participou da elaboração deste BI.