Maioria dos presos no RS é homem, branco e tem até 45 anos de idade

Maioria dos presos no RS é homem, branco e tem até 45 anos de idade

Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

A maioria dos presos no Rio Grande do Sul é do sexo masculino, branco, tem até 45 anos e não completou o Ensino Médio. Os dados quantitativos dos 45,4 mil apenados gaúchos estão disponíveis em um painel virtual, aberto ao público, desenvolvido pelo Observatório do Sistema Prisional da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). O material foi lançado durante reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário na quinta-feira, na Cadeia Pública de Porto Alegre.

– O painel terá um papel fundamental na execução e implantação de políticas públicas mais assertivas, baseadas em dados. Temos o compromisso de garantir um tratamento penal adequado às pessoas privadas de liberdade, com foco nas especificidades que permeiam o ambiente prisional e no respeito à dignidade humana – disse o titular da secretaria, Luiz Henrique Viana.

Em março, foi lançado um painel com foco nas mulheres privadas de liberdade. Desta vez, um único material abrangerá toda a população prisional do Rio Grande do Sul, com atualização diária.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ferramenta

O secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, destacou que a disponibilização desse material também tornará mais transparente o acesso a dados relacionados ao sistema penal. O painel é uma ferramenta Business Intelligence (BI), que extrai do Infopen-RS, o sistema de gerenciamento das informações penitenciárias do Estado, dados quantitativos das pessoas recolhidas.

– Historicamente, já disponibilizamos o mapa prisional, com o número de recolhidos por estabelecimento, mas, observando os questionamentos que são encaminhados à administração, surgiu a ideia de montar um perfil geral da população. O objetivo dessa iniciativa é também subsidiar a tomada de decisão dos gestores e de outros parceiros que desejem propor ações – disse Kurtz, que participou da elaboração deste BI.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa ingressa com pedido de liberdade do ex-vereador Marion Mortari, suspeito de participação em furto a joalheria Anterior

Defesa ingressa com pedido de liberdade do ex-vereador Marion Mortari, suspeito de participação em furto a joalheria

Justiça solta um dos suspeitos por assalto que resultou na morte de professores da UFSM em Mato Castelhano Próximo

Justiça solta um dos suspeitos por assalto que resultou na morte de professores da UFSM em Mato Castelhano

Polícia/Segurança