santa maria

VÍDEO: casamentos são cancelados por causa da pandemia de coronavírus

18.409

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pesssoal
O casal Guilia e Guilherme casariam neste sábado

O dia do casamento é o final de um longo processo de preparação,organização e ansiedade. É um dia mágico para noivas e noivos, parentes e amigos. Uma grande celebração de amor. O coronavírus e suas consequências adiaram o sim de muitos casais. O grande dia terá que ser remarcado. Conversamos com algumas noivas sobre a frustração de ter o grande dia adiado. Os casamentos adiados também causam impacto em outros segmentos, como maquiagem e fotografia. 

O casal de administradores Guilia Rocha Beltrame, 24 anos, e Guilherme Roese Machado, 27, estava há um ano preparando e organizando a festa para 250 convidados que aconteceria hoje, 21 de março.
- Ficamos um pouco chateados no dia, porém não há nada a ser feito. A festa teria 250 pessoas convidadas, no Montelago, não poderíamos de modo algum colocar essas e outras pessoas em risco. Penso que, neste momento, o mais importante é a saúde da população. Tempo para comemorar teremos de sobra depois, mas agora temos que agir rapidamente e tomar todas as atitudes necessárias - diz a noiva. 

LEIA MAIS
Brasil já registra transmissão comunitária de coronavírus em todo o país
Criatividade em tempos de isolamento
Coronavírus: consultas gratuitas por videochamadas começam neste sábado em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%; float: left;">

Outro casal frustrado é Letícia Frigo, 31 anos, e Bruno Solimam, 30. Os fisioterapeutas trocariam alianças no dia 4 de abril, em uma festa que vinha sendo planejada desde julho de 2019. Letícia conta que, em função da mudança de data, muitas coisas que já estavam prontas terão que ser refeitas, como as lembranças com a data alterada, alimentos perecíveis que seriam utilizados. 

- Foi uma semana bem difícil. Apesar de sabermos da gravidade da situação, há a questão emocional, pois não temos previsão para conseguir remarcar. Estava tudo pronto. Resolvemos gravar vídeos para mandar para nossos convidados. Queríamos todos à vontade em nossa festa e sabemos que muitos deles poderiam ser prejudicados se a festa acontecesse neste momento - relata Letícia.


Outro casal que teve o sonho adiado foi o formado pela estudante universitária Thaís Ribeiro, 28 anos, e pelo servidor público Lúcio Paim, 29. Juntos há 11 anos, o casal organiza o grande dia desde novembro de 2019. A festa que seria no dia 18 de abril ainda não tem data para acontecer.

- O casamento iria ocorrer no salão de festas do Club Casusa. Até então, estava tudo preparado, até que meu noivo recebeu uma notificação do salão onde iria ocorrer a festa de que tudo seria cancelado, e as festas deveriam ser reagendadas para pelo menos daqui a três meses.  Quando meu noivo me avisou, comecei a chorar, pois já estávamos entregando os convites. Fiquei muito triste, pois sempre sonhei com este dia. Acho que grande parte das mulheres sonham com isso. Meu noivo, amigos e familiares tentaram me acalmar com palavras de conforto. Me acalmei apenas no outro dia, no qual comecei a entrar em contato com os fornecedores, que foram super atenciosos e entenderam a situação. Entrei em contato também com os convidados, que entenderam e nos apoiaram. Até o momento, não teve prejuízo - apenas os convites que terei que fazer novamente. Mas, infelizmente, não será agora que iremos oficializar nossa união. Mesmo após tantos anos sonhando com esse dia, acredito que tudo tem um motivo, e que Deus sabe o que é melhor. Agora, teremos que aguardar para agendar uma nova data para realizar esse sonho - relata Thaís.

LEIA MAIS
VÍDEO: alunos começam a deixar a Casa do Estudante da UFSM
Coronavírus: mercados adotam horários exclusivos e compras online como prevenção. Veja como ficou
VÍDEO: ação da prefeitura e movimento intenso registra último dia de comércio aberto em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Taline Dias/Arquivo Pessoal

MAQUIAGEM E FOTOGRAFIA
O impacto de cancelar um casamento também afeta fornecedores e outros serviços relacionados, como a fotografia e a maquiagem. A empresária Anelise Fenalti comenta que ainda não consegue ter uma noção do prejuízo que vai ter devido aos cancelamentos de festas. 

- Eu estava planejando abrir um negócio novo. Que teria cursos, palestras, workshops, além dos atendimentos tradicionais. Por enquanto desisti. Todas as clientes que eu tinha agendado para os próximos 15 dias desmarcaram - lamenta. 

O empresário Vinícius Costa, da Live Produtora, que trabalha registrando eventos, conta que o primeiro impacto foi grande, e a empresa está apreensiva em relação ao futuro. Segundo ele, já foram cancelados ou adiados em torno de 20 ensaios de formatura, uma colação de grau, dois casamentos e dois aniversários de 15 anos. 

- Até abril vai dar pra se sustentar no limite. Fazer algumas edições diferentes para atrair o público e conversar (mesmo que online) com futuros clientes e prospectar/tentar vender nesse meio tempo. Agora, se seguir tudo fechado para maio e não houver nenhuma política para cortar alguns custos básicos de água, luz, aluguel, a coisa vai ficar crítica. Tínhamos agendadas 10 reuniões com turmas novas e mais umas 8 já fechadas, mas que precisava da última conversa pra mostrar material e pegar dados para contrato. Então, nesse tempo, pouca grana vai entrar, se entrar. Porque também entendemos que no momento os clientes vão segurar o dinheiro que puderem para se manter - lamenta o fotógrafo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Coronavírus: postos de combustíveis e conveniências têm horário restrito no Estado

Coronavírus: mercados oferecem compras online e horários exclusivos a grupo de riscos Próximo

Coronavírus: mercados oferecem compras online e horários exclusivos a grupo de riscos

Geral