Na madrugada de quinta-feira, fiscais da prefeitura de Santa Maria realizaram uma batida no Shopping Independência. O "Diário" acompanhou, com exclusividade, a ação que resultou na apreensão de mercadorias e quatro bancas lacradas. Segundo o Setor de Fiscalização de Atividades Econômicas, os locatários dos espaços perderam o direito aos boxes por venderem produtos proibidos. Mas, enquanto o shopping é alvo de batida, o comércio ilegal toma conta das calçadas do Centro.
Segundo o superintendente de Fiscalização, Tiago Candaten, ações da prefeitura e da Receita Federal também são feitas nas ruas. Desde a retirada dos camelôs da Avenida Rio Branco e da abertura do shopping, em 2010, na rua, apenas os índios podem vender, mas há regras.
Segundo Candaten, um acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e a prefeitura permitiu que os índios vendessem os produtos confeccionados por eles. Mas a determinação não está sendo respeitada, já que produtos industrializados estão sendo vendidos.
O MPF já abriu inquérito para verificar essa situação. Os índios vendem os mesmo produtos que os comerciantes do shopping afirma Candaten.
Além dos indígenas, vendedores de lanches rápidos, com alvará de microeempreendor, podem comercializar os produtos. Mas a venda de anéis e mantas, por exemplo, é proibida. Na quarta-feira, o "Diário" flagrou informais no Centro. Na tarde de quinta-feira, o comércio ilegal seguia a pleno vapor.
AS REGRAS
O que não pode ser comercializado na rua*
- Carrapinha (vendedor tinha alvará, mas está vencido)
- Morangos
- Relógios, pulseiras, colares, anéis, mantas
- Guarda-chuvas
- Flores
*Quando há fiscalização, produtos são recolhidos e devolvidos mediante nota fiscal
O que pode ser comercializado na rua
- Lanches rápidos, mediante alvará de microeempreendor
- Produtos artesanais confeccionados pelos índios
O que não pode ser comercializado no Shopping Independência
- Mercadorias de destino ilegal, sem nota fiscal
- CD e DVD
- Óculos e armações de grau
- Arma de fogo e explosivos
- Bebidas alcoólicas
- Remédios ou qualquer substância entorpecente ou tóxica
O que pode ser comercializado no Shopping Independência
- Tudo que tenha nota fiscal e que não seja de comércio ilegal
- Roupas e calçados
- Produtos eletroeletrônicos
- Celulares de origem nacional
- Brinquedos
- Bijuterias e relógios