disque pet

UFSM cria canal de atendimento para tirar dúvidas sobre coronavírus em animais

18.297

O coronavírus é uma doença ainda em estudo pela ciência. Justamente por ser um vírus novo, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a Covid-19, principalmente relacionada a animais. Para ajudar a população, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou um canal de atendimento para tirar dúvidas: o Disque Pet.

Quais os cuidados necessários para proteger os animais do novo coronavírus

Até agora, nenhuma pesquisa científica comprovou que a Covid-19 pode ser transmitida de animais por humanos. Entretanto, ainda não se descarta que os animais possam ser infectados e ficarem doentes pelo coronavírus, por isso é preciso redobrar os cuidados, principalmente aos pets que tem acesso às ruas.  

_ Foi uma ideia que surgiu dos professores da residência multiprofissional porque começou a surgir muita informação desencontrada e queríamos ajudar a esclarecer as dúvidas. Com informações certas se pode evitar até mesmo o abandono de animais _ explica o professor responsável pelo Disque Pet, Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho.  

De segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h30min, a população pode entrar em contato com o Disque Pet pelos telefones (55) 3220-8257 ou (55) 3220-8393. Quem responde às perguntas são profissionais e alunos do Hospital Veterinário da UFSM. Como o hospital só atende, no momento, urgências e emergências, essa também é uma forma de evitar com que as pessoas saiam de casa. 

Em um mês, serviços de telemedicina registram 14 mil atendimentos em Santa Maria

As dúvidas mais recorrentes, segundo o professor, são em relação ao cuidado que se deve ter ao sair com os animais para a rua. Ele explica que o ideal é mantê-los em casa, mas se não puder, ao retornar dos passeios é preciso lavar as patinhas com água e sabão neutro.  

_ Não pode usar álcool em gel, muito menos água sanitária. Também não é recomendado dar banho todos os dias, só a higienização correta das patinhas já é suficiente. Os produtos, se mal utilizados, podem causar danos à saúde do animal, como provocar dermatites _ completa o professor. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Chuva ajuda a controlar incêndio que devastou 180 hectares em Agudo

VÍDEO: youtuber mirim de Santa Maria dá dicas de combate ao coronavírus Próximo

VÍDEO: youtuber mirim de Santa Maria dá dicas de combate ao coronavírus

Geral