TRE confirma cassação de prefeito, vice e vereador de São Francisco de Assis; município terá nova eleição

Redação do Diário

TRE confirma cassação de prefeito, vice e vereador de São Francisco de Assis; município terá nova eleição
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) confirmou, nesta sexta-feira (2), a cassação dos mandatos do prefeito de São Francisco de Assis, Paulo Renato Cortelini (MDB), do vice-prefeito, Jeremias Izaguirre de Oliveira (PDT), e do vereador Vasco Henrique Azambuja de Carvalho (MDB), ao negar os recursos das defesas dos políticos. Os três já tinham sido condenados pela Justiça Eleitoral do município, em setembro de 2021, por supostas irregularidades ocorridas na campanha de 2020. Com a decisão, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, Ebertom Luiz (PDT). Uma nova eleição deverá ocorrer em São Francisco, mas prefeito, vice e o vereador ainda podem recorrer da decisão do TRE.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou os políticos com base na Operação Espinhos, deflagrada em novembro de 2020. À época, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no município como parte da investigação das supostas irregularidades na campanha. Na decisão de sexta-feira, os desembargadores “consideraram válida a decisão que deferiu a interceptação telefônica e, por via de consequência, lícitas as provas dela decorrentes” e que embasaram a denúncia do MP contra Cortelini, Oliveira e Carvalho.

De acordo com a decisão do TRE, o vice-prefeito Jeremias Izaguirre de Oliveira e o vereador Vasco Henrique Asambuja de Carvalho ficam inelegíveis por oito anos e terão, ainda, de pagarem uma multa de R$ 26.602,50 cada um. Já o prefeito Cortelini foi cassado, mas não penalizado com a aplicação de multa. Também teve seus direitos políticos mantidos, ou seja, poderá concorrer na próxima eleição.

Procurado, o advogado de defesa não retornou às mensagens até a publicação desta notícia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo posto de combustíveis vai gerar 52 empregos Anterior

Novo posto de combustíveis vai gerar 52 empregos

Falta de chuva já causa prejuízo de produtores na região de Tupanciretã Próximo

Falta de chuva já causa prejuízo de produtores na região de Tupanciretã

Geral