Foto: Bemditas (Arquivo Pessoal)
O encerramento de um ano e o início de outro costumam trazer reflexões, balanços e a definição de novas metas. Nesse ritual anual de recomeços, os livros podem assumir diferentes papéis: âncoras em tempos turbulentos, desbravadores de novos mundos, companhia no meio do caminho ou até pontos finais necessários. Pensando em orientar essa jornada literária para 2026, o Clube de Leitura Bemditas, de Santa Maria, preparou uma curadoria especial de obras instigantes para os próximos 365 dias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Formado por mulheres, o tradicional grupo soma mais de sete anos de encontros mensais e ultrapassa a marca de 100 títulos lidos coletivamente. Todos produzidos por mulheres. A proposta é provocar reflexões, ampliar repertórios e incentivar o hábito da leitura. Para a integrante do clube Monalisa Siqueira, 45 anos, responsável pela curadoria e publicações do grupo, a experiência ao longo dos anos reforça o impacto da leitura compartilhada e da valorização de autoras mulheres:

— Após mais de sete anos e 100 encontros mensais do Bemditas, posso dizer que a experiência de ler mulheres tem sido incrível. O clube de leitura tem proporcionado uma ampliação de horizontes sobre temas, culturas e gêneros literários e, especialmente, contribui para incluir a literatura na nossa rotina. Espero que em 2026 o acesso aos livros seja mais facilitado para todas as pessoas e que a leitura, individual ou partilhada, torne-se um hábito.
Leia mais: