Com projeto aprovado na fase inicial, prefeitura de Itaara aguarda liberação de R$ 24,5 milhões para revitalização da Estrada do Perau

Com projeto aprovado na fase inicial, prefeitura de Itaara aguarda liberação de R$ 24,5 milhões para revitalização da Estrada do Perau

Foto: Guilherme Brum (PMSM/Divulgação)

A prefeitura de Itaara trabalha para viabilizar um projeto de R$ 24,5 milhões que deve garantir a revitalização da Estrada do Perau – trecho que liga o município a Santa Maria. Na avaliação da administração, a via reúne potenciais ambiental, turístico e social. O plano foi detalhado pelo prefeito Sandro Ferigollo e pelo vice-prefeito Zenir Oliveira em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, nesta segunda-feira (22).

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O recurso não tem relação com a obra emergencial atualmente executada pela prefeitura de Santa Maria, na área em que houve cedência de solo. Trata-se de verbas federais provenientes do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele é formado a partir de multas aplicadas em decisões da Justiça Federal, como as relacionadas à tragédia de Brumadinho, por exemplo. Por regra, esse dinheiro só pode ser destinado a projetos voltados ao meio ambiente, à defesa do consumidor, ao patrimônio cultural, à ordem econômica e a outros valores sociais.

Segundo Ferigollo, o município trabalha desde fevereiro para enquadrar propostas dentro dos critérios técnicos do fundo. A Estrada do Perau, de acordo com o prefeito, atende aos três eixos exigidos:

– Conseguimos montar um projeto grandioso, com nossos engenheiros, assessores e apoio da Universidade Federal de Santa Maria. E o Perau se encaixa como histórico, ambiental e social. Conseguimos a aprovação inicial no conselho e buscamos R$ 24,5 milhões para a revitalização. 


Trecho e características da obra

A proposta contempla cerca de 2,5 a 3 km da via — da divisa com Santa Maria até a saída da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe). O plano abrange infraestrutura, recuperação ambiental, ações de turismo e estímulo econômico para moradores do entorno.

Entre as intervenções previstas estão:

  • Pavimentação em trechos sem calçamento, utilizando bloco intertravado (Unistein), padrão já adotado em vias da cidade
  • Plantio de espécies nativas, com espécie a ser plantada já informada, e recuperação da vegetação associada à Mata Atlântica
  • Instalação de pórtico, monitoramento e vigilância
  • Organização de áreas para comércio local e incentivo a pousadas e quiosques
  • Melhorias estruturais e paisagísticas

Oliveira destacou que a estrada é rota tradicional de romeiros que caminham até a Estação do Piau (antiga Estação Ferroviária do Pinhal) durante a Romaria de Santo Expedito. Para o vice-prefeito, unir revitalização ambiental e atrativos turísticos pode gerar emprego e renda.

– É o principal ponto de passagem dos romeiros, envolve desenvolvimento econômico e turismo. Também tem uma questão social importante, porque quem vive às margens da estrada poderá explorar o comércio – afirmou.


Cronograma e etapas

O projeto foi aprovado na primeira instância do conselho gestor do fundo. Agora, entra na tramitação final para homologação. Se confirmado, o repasse será liberado por etapas, mediante prestação de contas.

A proposta divide a obra em três fases:

  • Etapa 1 — diagnóstico e licenças ambientais: prevista entre março e agosto de 2026, incluindo laudos, estudos e projetos técnicos
  • Etapa 2 — licenciamento e preparos operacionais: de setembro de 2026 a fevereiro de 2027
  • Etapa 3 — execução completa: até fevereiro de 2028, com possibilidade de ajustes conforme exigências legais e licitatórias


O vice-prefeito mencionou que só na primeira fase — estudos socioambientais, levantamentos e laudos — o orçamento estimado é de cerca de R$ 320 mil. A previsão total para etapas preliminares e de habilitação gira em torno de R$ 7,4 milhões.

Questionado sobre o valor elevado diante da curta extensão, Oliveira respondeu que o projeto é complexo e inclui ações que ultrapassam apenas o asfaltamento:

— Não é uma obra simples. Ela deixará o Perau revitalizado, com infraestrutura, pórtico, monitoramento, tratos culturais, mudas de reposição. Cada item está detalhado no orçamento.


“Trabalho às claras” e acompanhamento

A administração afirma que irá divulgar todas as etapas após a homologação final.
– Nosso trabalho é às claras. Cada projeto, cada gasto, queremos abrir um livro para todo mundo ver – disse o prefeito.

O município ainda aguarda a reunião de fevereiro com o comitê gestor do fundo. A expectativa é ter definição oficial até abril.

Além de atender às exigências ambientais, o projeto pode reposicionar a ligação entre Itaara e Santa Maria como corredor turístico regional.

– Santa Maria trabalha para desinterditar o Perau, e nós queremos o Perau embelezado, estimulando turismo entre os dois municípios – relatou o vice-prefeito.

Eles encerraram reiterando que a aprovação inicial é o passo mais difícil e que agora apostam na homologação final do Ministério da Justiça.


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