trânsito

Trânsito apresenta alterações na Avenida Presidente Vargas

da redação*

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria/Divulgação)

Serviços de poda e corte de árvores estão sendo realizados na Avenida Presidente Vargas em Santa Maria. Desde as 8h, trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e servidores da Secretaria de Meio Ambiente encontram-se na vida.

O trabalho teve início no trecho da avenida que faz esquina com a Rua Floriano Peixoto. A previsão é de que o serviço siga durante a tarde, causando alterações no trânsito.

Pela manhã, o tráfego já ficou em meia pista nos dois sentidos. Ambos tiveram congestionamento, principalmente no sentido Bairro-Centro. Para amenizar o impacto no fluxo de veículos, agentes de trânsito da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) delimitam as pistas conforme a frente de trabalho avança em direção à Rua Conde de Porto Alegre.

Caminhões da prefeitura estão transportando os galhos cortados conforme os servidores fazem a limpeza da via.

VÍDEO: cursos de fono e música da UFSM vão para o campus

O trabalho é acompanhado de perto pela engenheira florestal Luciane Chami, da Secretaria de Meio Ambiente. Ela, junto da sua equipe, orienta a poda de árvores e a retirada completa de outras.

- Toda arborização precisa de manutenção. Aqui, havia árvores que cresceram de forma irregular, por isso, a supressão, ou que foram plantadas pela própria população, o que é muito legal, mas não é o tipo adequado para um canteiro central. Por isso, a retirada total - explica.

VÍDEO: maior competição de danças tradicionais reúne centenas de adolescentes

A engenheira conta que quem tiver interesse em plantar árvores em espaços públicos pode buscar contato com a Secretaria de Meio Ambiente. Assim, é possível planejar a ação de forma que toda Santa Maria seja beneficiada.

Mais árvores serão plantadas no canteiro central da Avenida Presidente Vargas. Serão 16 jacarandás. A medida é uma contrapartida das empresas PH Jobim LTDA e Imóveis Prize. As duas retiraram árvores de regiões onde fizeram obras. Elas ficarão responsáveis, também, pela manutenção da arborização. Isto foi possível devido a um programa de adoção de praças, parques, canteiros, encostas de vias públicas e áreas verdes da cidade: o Santa Maria de Todos Nós. O plantio está previsto para a semana que vem.

Lançado edital com os cargos do concurso da prefeitura de Santa Maria

Como participar
Os interessados em participar do programa Santa Maria de Todos Nós devem protocolar requerimento na Secretaria de Meio Ambiente e solicitar o local a ser adotado. Após, será firmado um Termo de Compromisso de Adoção (TCA), em que estarão as obrigações, os deveres e os prazos de vigência.

Nos locais adotados, serão permitidos paisagismo, embelezamento e demais melhorias, sem interferir no projeto do local. Porém, o adotante poderá usar publicidade com placas e outros itens, conforme padrão a ser repassado pela Prefeitura

*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

9 opções de almoços e risotos para o final de semana

Aos 37 anos, morador de rua conquista seu primeiro emprego formal Próximo

Aos 37 anos, morador de rua conquista seu primeiro emprego formal

Geral