Temporal deixa cidade do norte do Estado com quase 500 residências danificadas e cerca de 2 mil pessoas afetadas

Temporal deixa cidade do norte do Estado com quase 500 residências danificadas e cerca de 2 mil pessoas afetadas

Foto: Rádio Difusora (Reprodução)

Um forte temporal com vendaval atingiu Palmeira das Missões, no norte do Estado, no início da noite de quinta-feira (19), deixando um rastro de destruição. Conforme a prefeitura e a Defesa Civil, 1.872 pessoas foram atingidas e 468 residências danificadas. Três moradores sofreram cortes e precisaram de atendimento médico. O município deve decretar situação de emergência nesta sexta-feira (20).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As rajadas chegaram a 65,5 km/h por volta das 19h, destelhando imóveis, derrubando árvores e bloqueando vias urbanas e rurais. Apesar dos danos, ainda não há confirmação de desabrigados ou desalojados e as famílias afetadas estão acolhidas por parentes. Equipes do município analisam possíveis locais para eventual necessidade de abrigo, caso a chuva persista.

Em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar, a prefeitura distribuiu lonas a468 famílias. A Defesa Civil estadual encaminha uma carga de telhas para auxiliar na reconstrução.

O temporal também impactou serviços essenciais. Segundo a CPFL RGE, 25 mil clientes permaneciam sem energia elétrica na manhã desta sexta-feira, enquanto 62 mil já tiveram o fornecimento restabelecido. O abastecimento de água é outra preocupação: dois pontos de captação da Corsan estão inoperantes. 

As aulas na rede municipal foram suspensas até segunda-feira (23). 

De acordo com a Rádio Difusora de Palmeira das Missões, um comitê de crise da Defesa Civil foi instalado no Centro Administrativo do Hospital de Caridade para coordenar as ações de resposta. O hospital registrou danos em um quarto, mas mantém atendimento com auxílio de geradores.

No fim da tarde de quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal atuou com bombeiros e Defesa Civil na liberação de rodovias federais, onde mais de 30 pontos tiveram bloqueios por queda de árvores.

Novos alertas meteorológicos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia para esta sexta-feira. Um aviso de “Perigo” abrange o Norte do Estado, com previsão de até 100 mm de chuva, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. Outro, de “Perigo Potencial”, inclui Serra, Litoral e Região Metropolitana, com chuva de até 50 mm e rajadas de até 60 km/h. A Defesa Civil orienta que, em caso de vento forte, a população evite abrigo sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rádio Imembuí: mais de 80 anos de história e tradição no microfone Anterior

Rádio Imembuí: mais de 80 anos de história e tradição no microfone

Sexta-feira terá sol, apesar de amanhecer encoberto; fim de semana será de tempo firme em Santa Maria Próximo

Sexta-feira terá sol, apesar de amanhecer encoberto; fim de semana será de tempo firme em Santa Maria

Geral